2 de agosto de 2010

A Arte de receber



Receber em casa não é fácil, especialmente para recém casadas, na maioria das vezes, com pouca experiência na arte de ser uma boa anfitriã. No primeiro ano de casada se recebe bastante visitas. É natural, as pessoas querem conhecer o novo lar e o casal também fica animado em receber os amigos e a família. Aliás, o primeiro teste será receber a família. E que teste de fogo! A primeira vez que eu e o Jean recebemos em casa, foi uma reunião para a família dele. Entre mãe, avós e irmãos, vieram 12 pessoas! As minhas duas cunhadas, ja casadas e que obviamente passaram por esta situação vieram me falar no final: uma etapa concluída! Por que é isto mesmo, receber a família do marido é um ritual obrigatório e extremamente importante.

Eu e o Jean optamos por fazer um lanche, marcado para o final da tarde. Como os convidados tinham perfis e gostos diferentes para bebidas, tivemos de servir com bastante variedade: sucos, refrigerantes, cerveja e vinho tinto. No cardápio, escolhemos petiscos salgados e doces e eu fiz praticamente tudo sozinha!... Quanta coragem... Mas deu tudo certo, graças a Deus! Somente depois que acabou tudo e eles foram embora é que eu vi o quanto tinha sido uma situação de tensão e como eu estava emocionalmente exausta.

Porém, digo a vocês que valeu demais a pena e que espero que durante as nossas vidas, eu e o Jean possamos receber muitas e muitas mais vezes, desde uma reunião simples de amigos até jantares elaboradísssimos! Uau, já fico animada por antecedência!

Quero ir colocando algumas sugestões que acho válidas para uma boa anfitriã e aos poucos irei postando coisas interessantes sobre recepções em casa e festinhas especiais que fizermos na nossa casinha!


A arte de receber - O básico que toda boa anfitriã deve fazer


 Kathleen Macedo

1) Faça a lista dos convidados – mesmo que sejam poucas pessoas, é importante você ter este planejamento. O número de pessoas é compatível com o tamanho da sua casa? Existem assentos suficientes para todos e espaço para circulação?



2) Estabeleça o cardápio – Ok, você já definiu quantas pessoas irá receber, mas qual será o tipo de recepção? Um lanche, um almoço descontraído, um jantar formal? Um brunch ou um happy hour. É preciso definir quais os pratos mais adequados para o tipo de recepção escolhida. Caso você queira fazer boa parte ou todos os pratos a serem servidos, por favor, teste-os antes com seu marido. Não faça uma receita nova e ainda não testada para os seus convidados. Pode dar muito certo, mas também pode dar muito errado, e a sua imagem de boa anfitriã já perde alguns pontinhos. Procure sempre incluir algum prato que atenda a um convidado vegetariano (um quiche de alho poró ou uma salada sofisticada já resolvem o caso).

Calcule a quantidade de comida:

Bolo - Calcule 100 gramas por pessoa, mas apenas para 50% da sua lista de convidados, pois com tantas opções de doces, o bolo pode ser desperdiçado.

Doces - 6 unidades por pessoa

Canapés e salgadinhos – 15 por pessoa.

Pratos quentes - A conta é "um por um", ou seja, o numero de convidados multiplicado pelo de pratos.





3) Defina as bebidas e calcule a quantidade – Escolher adequadamente as bebidas é essencial para o sucesso da festa.

Em um lanche ou aniversário de família você pode servir – 2 tipos de suco, cerveja e refrigerante;
Happy hour – sucos, refrigerante, água mineral, cerveja, espumante e whisky;
Noite de queijos- refrigerante e vinho;
Almoço – refrigerante ou suco e vinho;
Jantar formal – água mineral, vinho e espumante;

Para calcular a quantidade de bebidas, siga esta tabela:

Whisky - 1 garrafa de 750ml para 10 pessoas

Champagne/Prosecco -  Se for a única bebida 1 garrafa para 2 pessoas. Se tiver outras bebidas, 1 garrafa para 4 pessoas.

Vinho Tinto - 1 garrafa para 6 pessoas. Se for servido apenas no jantar, calcule 1 garrafa para 10 pessoas

Cerveja - Se for a única bebida, 1 garrafa por pessoa. Se tiver outras bebidas, 1 garrafa para 4 pessoas

Água e Refrigerante - 400ml por pessoa

  





4) Confira se você tem todas as louças, copos, guardanapo e talheres para servir – você precisa ter no mínimo dois copos por pessoa. Sim, porque a pessoa que toma refrigerante, vai querer tomar suco em outro copo. Além disso, uma pessoa toma refrigerante e depois vai querer tomar vinho, bem, fique preparada para tudo. Se você não tem uns dois conjuntos completos de taças e copos, procure alugá-los em uma loja de materiais para festa.Não vá ficar pedindo emprestado... Coloque todos os copos taças e outras louças que for utilizar em um local de fácil acesso (em um aparador ou mesa). No decorrer da festa, seus convidados irão se servir sozinhos e deixar tudo num local adequado facilita as coisas.




5) Compre gelo – nem precisa comentar, não é?... Gelo é imprescindível. Por falar nisto, você tem um baldinho de gelo com pegador?





6) Seja prática – Uma recepção com serviço americano, no qual os convidados servem-se sozinhos, é uma boa escolha tanto para festas pequenas, quanto para grandes eventos. O finger food, ou seja, comidinhas para pegar com as mãos, é uma ótima opção. Um modo descontraído (e fashion) para eliminar a obrigatoriedade de usar pratos e talheres. Colocar bebidas em um coller ou em uma champanheira grande cheia de gelo é uma alternativa para deixar os seus convidados à vontade de se servirem e para evitar que você fique o tempo todo preocupada em encher os seus copos.


7) Organize a sua casa para o evento – Arrume a casa com capricho, coloque as colchas mais bonitas que tiver (família e amigas muito íntimas adoram entrar em todos os ambientes na primeira visita, para conhecer o novo lar). Decore a casa com velas e flores. Não precisa ser nada caro, mas um vaso de flor e umas velinhas fazer milagres na decoração e deixam o ambiente muito mais aconchegante! Confira os toiletes. Eles deverão ter papel higiênico novo (e outro de reserva em local fácil), sabonete e tolha de mão limpa. Como boa anfitriã que você é confira ou peça à sua auxiliar para conferir se os toiletes estão ok no decorrer da festa.



 

8) Escolha o repertório musical – Para uma reunião de família, música ambiente, tipo jazz ou mpb é o ideal. Separe com antecedência os CDs e monte a programação. Coloque a música para tocar um pouco antes dos convidados chegarem e entre num clima bom. Não deixe o som alto, lembre-se de que ele é um pano de fundo para as pessoas conversarem. Em uma reunião de casais de amigos, pode escolher um repertório mais animado, que tenha a cara do grupo.


9) Se necessário, contrate uma auxiliar de cozinha para a festa – Nada mais chato do que você ficar se descabelando em uma festinha, porque tem coisas no forno, precisa colocar outras, os copos sujos se empilhando... Dependendo da quantidade de pessoas que você for convidar, mesmo que seja uma reunião pequena, será muito importante ter uma pessoa. Você precisa se preocupar com a organização preliminar. Na hora da festa, é o momento de dar atenção aos seus convidados. Se você tiver feito o seu dever de casa antes, a partir da chegada do seu primeiro convidado será a hora de você relaxar, circular entre os convidados e curtir sua festa!


10) Se apronte – Nada de ficar se arrumando na última hora ou correr para o quarto quando o primeiro convidado chega e você ainda está com cara de bruxinha. Planejamento é a bola da vez. Deixe tudo pronto com antecedência e vá se arrumar pelo menos 40 minutos antes da hora marcada.



11) A festa começa quando chega o primeiro convidado – assim que ele chegar, é hora de servir o primeiro drink. Deixe-o bem a vontade, bem servido e converse com ele até que outros convidados cheguem.


 12) Deixe seus convidados entrosados – faz parte das tarefas da boa anfitriã observar como a festa está fluindo e se os convidados estão se divertindo. E determinado momento, é hora de trocar a música para dar uma levantada no ambiente. Exerça a sua sensibilidade e perceba se um casal ou um convidado sozinho estão isolados. Apresente-os a pessoas que tenham gostos parecidos. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para enturmar os seus convivas.


Etiqueta à mesa:
  
Regras tradicionais de etiqueta ensinavam que o anfitrião ou a anfitriã deveria servir seus convidados, enchendo o prato que está na sua frente e, depois, passando-o para os convidados, de forma que cada um estivesse com seu prato cheio. No entanto, essa recomendação já está ultrapassada, sendo absolutamente desnecessário que a anfitrião sirva alguém, a não ser que seja uma pessoa idosa. Deixe que cada convidado sirva-se do que quiser da forma que quiser. O básico é que o dono da casa aguarde até que todos se serviam para então, servir-se.


Receber em Casa

Cláudia Matarazzo

"Vantagens de receber na sua casa: começa pelo conforto, por menor que seja o seu espaço, será sempre mais simpático do que exilar seus amigos aos duros e gelados assentos de cadeirinhas de bar. Eles poderão se movimentar, conversar melhor uns com os outros e você também. Sem falar na privacidade, muito maior, ideal para comemorar uma data como essa.

Mas o que é que eu vou servir? Pense assim: quais são as opções fora de casa? Primeiro do que beber: água, cerveja, vinho, refrigerantes, uísque e vodka. Se você tiver isso em casa - e muito gelo - a festa já será um sucesso. Se você não tiver, peça que tragam. Não é feio: os americanos fazem isso o tempo todo. E, se ainda ficar sem jeito, diga que é para nem pensarem em trazer presente, que esse já é um super presente.

Para comer: Algumas sugestões simples e baratas: uma mesma massa com vários molhos diferentes (é possível comprar os molhos prontos). Vários tipos de tortas: de frango, palmito, queijo…Vários tipos de saladas e frios com cestas de pães para quem quiser fazer sanduíche, sanduíche de metro e por aí vai…

Uma festa em casa é muito mais divertida, ponha-se no lugar de seus amigos: do que é que você gostaria mais: de encontrá-los por duas horinhas em volta da mesa do bar para um papinho na base do oba oba, ou de ir até a casa do aniversariante, interagir com o resto da turma ajudando a tornar a noite especial e poder trocar idéias e risadas madrugada adentro? "

Claudia Matarazzo é jornalista, escritora e palestrante e autora de vários livros sobre etiqueta e comportamento.

 
Como montar uma mesa
 
Ar de Classe - http://ardeclasse.blogspot.com/
 
 
 
1.- Prato Marcador

2.- Prato Raso ou de Comida
3.- Prato de Pão
4.- Prato para Salada
5.- Guardanapo
6.- Colher de Consomé
7.- Garfo de Peixe
8.- Pala de Peixe
9.- Garfo de Carne
10.- Faca de Carne
11.- Garfo de Sobremesa
12.- Colher de Sobremesa
13.- Copo de Água
14.- Copo de Vinho Tinto
15.- Copo de Vinho Branco
16.- Copo de Champagne
17.- Saleiro e Pimenteiro18.- Cinzeiro
19.- Marcador de Lugar
20.- Menú.


10 dicas para montar uma linda mesa de jantar à francesa!




Se você quer fazer na sua casa um jantar formal. e acha que o único problema é como montar a mesa? Não é tão complicado. Coloque o prato principal sob o prato da entrada - seja sopa, salada ou o que você quiser; coloque os talheres na seqüência de chegada dos pratos, de fora para dentro, e com facas e a colher de sopa (se você for servir) sempre ao lado direito. Os talheres de sobremesa (somente os que serão usados) ficam acima do prato principal. Veja a seqüência na foto. Coloque os copos da esquerda para a direita começando pela taça de água, depois a de vinho tinto e por último a de vinho branco. A taça de champanhe fica entre os copos de água e vinho tinto, só que um pouco mais para a frente. Depois, é só torcer para que os seus convidados sejam menos formais que a sua mesa.

Use uma linda toalha de mesa que proporcione uma queda de 25 cm por cada lado e tenha um copeiro à disposição para servir os pratos e bebidas.

Os pratos devem ser colocados em primeiro lugar na mesa, uns dois dedos acima da borda, para não encostarem nos convidados. Entre os pratos deve haver uma distância de 50 cm, suficiente para a colocação dos talheres e copos.

O prato de salada pode ficar sobre o prato principal e o prato de pão fica acima e à esquerda destes. O pão é um dos poucos alimentos que devem ser comidos com as mãos. O sousplat é um prato largo, colocado em primeiro lugar à mesa. Este prato serve apenas para sustentar outros pratos ou tigelas e não é trocado durante a refeição.

O prato lateral, para pães, manteiga, patés, etc. deverá estar guarnecido com uma pequena faca.

Entre o sousplat, prato que fica embaixo dos outros na mesa, coloque uma toalhinha para evitar ruídos ao servir.

O conceito é que os talheres são utilizados sempre de fora para dentro. A quantidade de talheres à mesa, depende de quantidade de pratos servidos em uma refeição e os talheres ficam dispostos de modo que sejam utilizados na mesma ordem em que os pratos são servidos. Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, ficam do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste.

Sempre da direita para a esquerda, no sentido em que serão empregados, os copos ficam dispostos na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.

Nem sempre este ponto é levado em consideração, mas para que a refeição transcorra o mais agradável possível, procure dispor os convidados que tenham interesses comuns e afinidades, próximos uns aos outros. Também é interessante que se intercale na mesa homens e mulheres.

Os guardanapos cuidadosamente dobrados podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser dobrado e colocado ao lado esquerdo do prato.

No arranjo da mesa, cuide para que as flores sejam sem perfume e baixas, para não atrapalhar a conversa entre os convidados. Na falta de espaço, opte por arranjos individuais que deverão ficar ao lado do prato, junto ao prato de pão. Este último ficará à esquerda do convidado com faca para manteiga.
 
 
Tipos de Recepções e Comidas


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Há muitos tipos de comidas e recepcões, que variam conforme o horário e duracão, a saber:

Pequeno Almoço: Das 7h as 9h. Dura como máximo uma hora. Serve-se chá ou café, torradas e croissants, podem também servir marmeladas.

COFFE BREAK/BRUNCH: Das 10h as 11h ou de tarde das 15h às 17h. Dura uma hora. Serve-se café, sumos e pastelaria seca. Também pode servir um sandwich.

Almoço: Das 12h às 14h. Deve durar uma hora. Não se toma vinho ao almoço. Não é obrigatório a sobremesa nem o café.

Chá: Das 17h às 19h. As mulheres são as que por norma tomam o chá. Pode-se servir com pastelaria seca ou brioches.

Cocktail ou Coquetel: Das 18h às 21h. Não tem horário de duracão, mas sempre é uma hora.

Jantar: Das 21h às 22h. Pode durar mais de uma hora.

Ceia: Deve tomar-se sempre às 24h, caso contrário chama-se jantar.

Vinho de Honra ou Coktail de Boas Vindas : A qualquer horário, desde que não se interponha com o jantar. Adequado para inaugurações, apresentações, etc. Serve-se bebida branca acompanhada de salgadinhos suaves e secos. Pode servir-se água ou um sumo, mas nunca gasosas.

LUNCH: É também em qualquer horário. Serve-se variedades de comida: sandwich,omeletes, algo doce, vinhos, sumos. Recorde-se que em todos estes eventos nunca se deve servir gasosas.

VERMISAGGE: Só para as mostras de pinturas. Serve-se vinhos e salgadinhos secos.