6 de dezembro de 2010

Bolo recheado com ameixa e doce de leite

Este bolo gostoso que fiz para a visita da Natércia e que ficou com esta carinha linda, tem uma cobertura de casquinha de açúcar. Deixei que a cobertura deslizasse pelo bolo, ficando umas partes da lateral cobertas, outras não. Este é o charme. Por cima, ameixas salpicadas com açúcar de confeiteiro.





Bolo recheado com ameixa e doce de leite


Rendimento: 25 porções


Massa

Ingredientes

4 ovos
2 colheres sopa cheia de manteiga
3 xícaras cheia de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
2 xícaras de açúcar
1 garrafa pequena de leite de coco

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com fundo removível com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.

Numa vasilha, peneire a farinha e o fermento e reserve.

Bata as claras de ovo em neve e reserve, guardando-as na geladeira.

Bata o açúcar, as gemas de ovo e a manteiga. Vá adicionando aos poucos o leite de coco, a farinha de trigo com fermento e bata novamente. Acrescente as claras em neve, uma pitada de sal e bata rapidamente.

Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode fazer com que o bolo não cresça direito e fique solado, com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno desligado. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos na grade do fogão.

Recheio

Ingredientes

1 xícara de ameixas pretas sem caroços (+ou- 230 g)
½ xícara de açúcar
2 xícaras de água
4 colheres de doce de leite
3 colheres de creme de leite gelado

Modo de fazer

Coloque em uma panela a ameixa, o açúcar e a água, leve ao fogo e deixe cozinhar até as ameixas ficarem macias. Coe e reserve a calda. Bata a ameixa no liquidificador. Depois que o doce da ameixa estiver completamente frio, acrescentar o doce e leite e o pôr último o creme de leite gelado.

Cobertura

Ingredientes

1 ¼ xícara de açúcar de confeteiro
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de conhaque

Modo de fazer

Em uma tigela, coloque o açúcar e adicione aos poucos o leite e o conhaque, batendo com um garfo até obter um creme espesso. Despeje por cima do bolo.

Montagem

Num prato grande, desenforme o bolo. Use uma faquinha para passar ao redor do bolo e levantá-lo um pouco. Com uma faca grande, corte o bolo ao meio e retire a parte superior com cuidado para não quebrar. Recheie o bolo e coloque a cobertura de açúcar. Decore com ameixas e salpique açúcar de confeito sobre as mesmas

Use a calda de ameixa para regar as fatias do bolo ao servir.