21 de fevereiro de 2011

Bolo gelado de coco

Oi, mulherada!!! Gente, vocês não tem noção do quanto tenho tido semanas alucinadas de trabalho! Nosso Deus, me ajude!

Este foi um fim de semana de receber visitas. No sábado vieram minha amiga Helena e sua irmã, Paula. Era véspera do aniversário da Helena e eu a chamei para vir aqui em casa, pois queria fazer um bolo para ela. No domingo à tarde, foi a vez da Kelly, uma amiga de muitos anos. O Jean me surpreendeu demais, falei com ele que podia só cumprimentar as meninas e ir para o computador e depois voltava para o lanche, porque achei que com certeza ele ia achar um saco ficar batendo papo com minhas amigas, mas não! Ele ficou o tempo todo na sala com a gente (no primeiro dia foram duas horas e meia de conversa), quando eu dizia que ia servir o lanche, ele já levantava na frente e ia me ajudar. Que companheirão que Deus me deu! Glória a Deus, não é, gente?!

Então, este foi o bolinho gostoso que as meninas saborearam, minha mãe sempre fazia e é muito molhadinho, gelado e saborosíssimo!







Bolo gelado de coco

Rendimento: 25 porções


Massa

Ingredientes

4 ovos
2 colheres sopa cheia de manteiga
2 xícaras cheias de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de leite
1 garrafa de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 pacote de flocos de coco (coco ralado em flocos maiores)

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com fundo removível com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.

Numa vasilha, peneire a farinha e o fermento e reserve.

Bata as claras de ovo em neve e reserve, guardando-as na geladeira.

Bata o açúcar, as gemas de ovo e a manteiga. Vá adicionando aos poucos 1 xícara de leite e a farinha de trigo com fermento e bata novamente. Acrescente as claras em neve e bata rapidamente.

Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode fazer com que o bolo não cresça direito e fique solado, com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno desligado. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos na grade do fogão.

Calda

Modo de fazer

Coloque o leite de colo, a mesma medida da garrafa com leite de vaca e o leite condensado em uma tigela. Misture bem. Estando o bolo ainda quente, fure-o completamente com um palito. Com uma colher, regue o bolo com parte da calda. Quando o bolo estiver totalmente regado, coloque o restante da calda em uma panela, leve ao fogo até que ela se torne uma cobertura grossinha, com boa consistência. Coloque a cobertura no topo e n as laterais do bolo. Salpique por cima o coco em flocos. Leve o bolo para a geladeira por no mínimo três horas antes de servir.