12 de maio de 2011

Filé mignon suíno com purê de mandioquinha

Esta receita fácil e deliciosa eu tirei do blog panelaterapia. Estava louca para comer este filé mignon suíno e já tinha em mente que queria fazer com purê de mandioquinha. Uma busca no google e a receita surgiu, e coincidentemente, o blog está entre os meus favoritos. Amamos a receita, de fácil execução e muito saborosa!









Filé mignon suíno com purê de mandioquinha


Rendimento: 2 porções

Ingredientes

500 g (4 escalopes de filé mignon)
4 mandioquinhas (batata baroa)
1 colher de manteiga
1 xícara de leite
2 dentes de alho picado
1 colher de café de gengibre ralado
1 colher de sobremesa de farinha de trigo
¼ de xícara de shoyo
½ xícara de água
Alho amassado a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 folha de louro

Modo de fazer

Corte 4 medalhões com 2 cm de espessura. Tempere os filés com alho, sal, molho inglês, a folha de louro picado e pimenta-do-reino e deixe em uma tigela, na geladeira, até a hora de preparar.

Para fazer o purê, cozinhe a mandioquinha picada em pedaços pequenos em duas xícaras de água e sal a gosto. Quando a mandioquinha estiver bem macia, retire do fogo e amasse com um garfo ou com o espremedor de batatas. Em uma panela, derreta a manteiga, acrescente sal e coloque as mandioquinhas com o leite. Mexa bem e desligue antes que ferva, para não perder o ponto do purê.

Para fazer os filés, Leve uma frigideira grande ao fogo alto e espere ficar muito quente, acrescente apenas um fio de óleo e espere aquecer. Coloque os escalopes e deixe fritar, sem mexer. Vire-os e deixe fritarem do outro lado até que fiquem bem dourados.

Retire os filés da frigideira e coloque no forno pré-aquecido, somente para mantê-los quentes enquanto faz o molho. Na frigideira, acrescente o alho picado e o gengibre e raspe, com uma colher de silicone, o fundo da frigideira para retirar os sucos deixados pela carne. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem. Acrescente o shoyo e a água e deixe ferver por 1 minuto.

Retire o molho do fogo e sirva a seguir sobre a carne.