17 de julho de 2011

Salmão assado ao molho de maracujá

Que saudade de postar aqui!...

Mas, estive tão ocupada, com tantas coisas, e viajei duas vezes neste período em que estive ausente! Cabeça a mil, tempo contado, organizando coisas e mais coisas...

Em compensação, neste findi, fui prá cozinha com entusiasmo! E fiz várias coisas legais. Entre elas, este salmão delicioso, ao molho de maracujá. Como acompanhamento, estas batatinhas perfeitas que aprendi a fazer com um primo que é um mega craque na cozinha! Deleitem-se com este prato!












Salmão Assado ao molho de Maracujá

Rendimento: 2 porções
 
Ingredientes
1 filé de salmão (aproximadamente 500 g)
½ xícara de polpa natural de maracujá
2 colheres de sopa de leite de coco
1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de manteiga
1 colher de sobremesa de farinha de trigo
1 xícara de água
1 colher de café de sal
1 limão

Modo de fazer

Tempere o salmão com alho amassado, sal, pimenta do reino e o suco de limão e deixar marinar por aproximadamente 30 minutos nesta mistura.

Faça o molho, derretendo a manteiga em uma frigideira. Acrescente a polpa de maracujá e deixe ferver. Acrescente a farinha, diluída na água e deixe ferver. Adicione o sal, o açúcar e o leite de coco e deixe o molho encorpar. Reserve.

Forre uma assadeira com papel alumínio. Coloque o salmão na assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno (205° C) por 20 minutos. Retire o papel alumínio, regue com azeite e asse por mais 10 minutos.

Monte o prato colocando um pouco de molho no fundo da travessa, coloque o salmão por cima e componha com as batatinhas. Regue o salmão com um pouco de molho e sirva a seguir.

Batatas douradas no colorau
Ingredientes

25 batatas bolinha
Pimenta do reino
Sal
1 colher de sopa de manteiga
1 colher se sobremesa de colorau
Farinha de mandica a gosto

Modo de fazer

Cozinhe as batatinhas com casca em uma panela com água e sal, observando o ponto do cozimento: nem muito duras, nem macias o bastante para quebrarem. Quando enfiar um garfo e perceber que elas estão macias, porém firmes, este é o ponto.

Aqueça bem a manteiga em uma frigideira, coloque o colorau e misture, até o mesmo derreter. Acrescente as batatas e deixe que dourem levemente. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione a farinha de mandioca e mexa bem. Sirva bem quente.