28 de março de 2012

Arroz de Forno de Camarão

Sempre que eu quero fazer uma receita, eu estudo umas três, quatro diferentes versões e faço a minha interpretação. Porém, essa receita arroz de forno é da minha sogra e todos na família dela amam. Fiz sem alterar nada. O resultado foi boooom! O Jean disse que ficou igual, disse ainda que ficou perfeito. Ótimo comentário, hein?

Pretendo repetir em breve, pois iremos receber o meu pai aqui em casa. Mas, vou substituir a maior parte do parmesão por mussarela e só salpicar um pouquinho de parmesão por cima. Questão de gosto meu mesmo. O Jean acha que não precisa mudar nada.

De qualquer forma, segue a receita, mais uma fácil, rápida e gostosa para vocês!!!













Arroz de Forno de Camarão

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

2 xícaras de chá de arroz lavado e escorrido
2 gemas de ovo
4 xícaras de chá de água
400 gramas de camarão médio já limpo
Suco de meio limão
4 tomates sem peles e sementes

1 cebola picada
2 colheres de sopa de extrato de tomate
Cheiro verde
Parmesão ralado a gosto

Tempero alho e sal
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Molho de pimenta a gosto
2 colheres de sopa de óleo



Modo de fazer


Prepare o arroz, colocando uma colher de óleo na panela com tempero alho e sal. Junte o arroz (já lavado e escorrido) e refogue durante aproximadamente três minutos, mexendo bem. Cubra com a água (sempre o dobro da quantidade do arroz), coloque sal a gosto e deixe cozinhar até o arroz ficar soltinho. Reserve.
Tempere os camarões com um pouco de sal e o suco do limão.
Esquente uma colher de óleo de na frigideira e refogue muito rapidamente os camarões. Um minuto de cada lado. Desligue assim que o camarão de cor. Reserve.
Em uma panela refogue a cebola e o alho. Acrescente os tomates, o extrato e deixe cozinhar bem no fogo médio para baixo, até que fique um molho consistente. Acrescente o cheiro verde. Junte o camarão ao molho.
Pré-aqueça o forno a 180°C
Coloque o arroz frio em uma panela maior e mexa, deixando-o bem soltinho. Acrescente as duas gemas de ovo, uma pitada de pimenta do reino e mexa bem.

Monte o prato da seguinte forma: em uma travessa, coloque primeiro o arroz, depois uma camada de molho e por fim salpique parmesão ralado. Mais uma camada de arroz, depois o molho e finalize com parmesão ralado. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos e sirva a seguir.