14 de novembro de 2010

Strogonoff de Carne

COntem eu não pretendia fazer nada de especial para o almoço. Saí no período da manhã para olhar enfeites de Natal e deixei uns bifes descongelando. O almoço ia ser arroz, bife, salada e batata. Quando estava iniciando o preparo do almoço, pensei em fazer um molho para o bife... Pensei melhor e decidi fazer um strogonoff de carne. Êhhhh, animação!

Mas, ficou uma maravilha! Valeu a pena e nem deu trabalho! O gostoso é que foi tudo sem planejamento, de última hora e ficou ótimo. A batata, acabou sendo cozida e virou um aperitivo que saboreamos enquanto o almoço estava sendo preparado.

Eu fiz a receita de strogonoff com a quantidade de ingredientes reduzida, só para o Jean e eu. Mas estou postando a receita original abaixo, para vocês fazerem para a família toda!

Beijos e ótimo feriado!!!




Cozinhei a batata, cortei e arrumei em camadas e fiz um molhinho com azeite, água e sal. Reguei por cima da batata e salpiquei pimenta calabresa por cima. Decorei com salzinha picada. De repente,  o simples ficou sofisticado!






Strogonoff de Carne


Rendimento: 10 porções


Ingredientes

1kg de alcatra
100 ml de conhaque
250g de de cogumelos frescos ou em conserva
200ml de molho de tomate peneirado
1/2 xícara de creme de leite
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de maizena
1 1/2 xícara de água

Modo de fazer

Em uma panela grande ou frigideira funda com tampa coloque o óleo e deixe aquecer. Depois ponha a cebola e o alho e deixe dourar mexendo para não queimar. Quando estiver douradinho, junte a carne e refogue. Deixe cozinhar tampada até que fique macia. Mexa de vez em quando para não grudar.

Quando o caldo secar bastante, acrescente o conhaque e queime-o com um fósforo aceso para "flambar" a carne. Isso dará um sabor especial ao strogonoff. Deixe queimar até evaporar o álcool do conhaque por completo.

Prepare a maizena e os cogumelos: Dilua completamente a maizena na água e reserve. Se usar cogumelos frescos, limpe-os com uma escovinha macia própria para legumes e se usar cogumelos em conserva escorra-os numa peneira. Depois corte-os em fatias e reserve. Os cogumelos frescos são maiores que os cogumelos em conserva, porém ao cozinhar diminuem de tamanho.

Depois acrescente os cogumelos cortados fininho e o molho de tomate, mexa e deixe cozinhar mais um pouco. Junte a maizena diluída e mexa até encorpar, ficar mais grosso. Só então junte o creme de leite e mexendo sempre sem deixar que ferva, misture-o homogeneamente. Sirva a seguir com arroz branco enformado e batata palha.