Meninas, acabei de chegar de SP, um pouco cansada, mas para relaxar, vamos postar uma receita, não é?
Este bacalhau é muito gostoso, depois de assado, como era pequeno, eu o desenformei, mas, em uma receita para mais pessoas, o ideal é colocar em um refratário grande e bonito e servir assim mesmo, porque vai ser quase impossível desenformar. Ou, pensando melhor, colocar numa assadeira grande de fundo falso para desenformar, pode ser uma boa opção... Bem, a criatividade é de vocês.
Eu fiz uma cebola caramelizada muito gostosa para decorar o prato. É assim: Corte três cebolas em rodelas finas. Refogue-as em uma frigideira com uma colher de sopa de manteiga. Quando estiverem transparentes, coloque 2 colheres de açúcar em uma área livre da frigideira e deixe-o queimar. Misture as cebolas ao açúcar queimado.
Esta receita de bacalhau não é difícil e é uma boa opção também para o Natal, já que bacalhau é um dos pratos tradicionais da data.
Bacalhau Cremoso
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
300 g de bacalhau desfiado e dessalgado
2 cebolas fatiadas em rodelas finas
1 dente de alho picado finamente
2 ovos batidos
½ xícara de creme de leite fresco
1 colher de sopa de salsa
1 e ½ xícara de chá de batata palha
Modo de fazer
Dessalge completamente o bacalhau, deixando-o de molho em uma vasilha e trocando a água de hora em hora. Umas 3 ou 4 “mudas” de água geralmente bastam.
Em uma panela, aqueça o óleo. Acrescente o alho e refogue ligeiramente até dourar. Refogue a cebola, mexendo constantemente ate ficar bem macia. Junte o bacalhau, a salsa e misture bem com a cebola.
Acrescente o creme de leite e continue mexendo.
Retire do fogo, adicione os ovos batidos e mexa. Acrescente a batata e misture até ela se incorporar ao bacalhau.
Coloque em um refratário e leve ao forno (180° C) por 15 minutos.