"Perfeito!"
"Este molho é coisa de outro mundo!"
"Está entre as top receitas que você já fez."
Uso as palavras do meu marido para expressar um pouco do que é este prato. Poderia complementar dizendo palavras como maravilhoso, um deleite, extremamente delicioso. Uhhhhh... Pausa para um suspiro.
Contando a história do prato: lá no trabalho tenho duas miguxas queridas, a Liliane e a Sílvia. Sentamos pertinho e sempre comento alguns pratos que vou fazer, principalmente porque a Sílvioca é totalmente gourmet, fez curso de culinaria, etc. Quando falei que ia fazer a costelinha, a Liliane disse que viu em um programa a receita do molho barbecue usando catchup. Mas, a Sílvia protestou imediatamente e não aceitou que eu fizesse a receita sem ser a original, com fumaça líquida. Imaginem, fumaça líquida... Não parece ingrediente de caldeirão de bruxa? Uma asa de morcego, uma perninha de rato e uma colher de fumaça líquida... Hahaha!
Bem, o caso foi que ela insistiu e trouxe um pouco da fumaça para mim, pois ela tinha em casa. Este ingrediente é vendido no mercado central de BH.
Fiz e não me arrependi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Fui provando o molho à medida em que adicionava os ingredientes e o molho só tomou gosto de churrasco mesmo (barbecue = churrasco) quando coloquei a tal fumaça líquida.
Olhem o resultado, que coisa mais linda! Aiiii, se blog tivesse cheiro, vocês iam morrer de paixão ao sentir este aroma perfeito!
Detalhe, garotas, comprei somente uma costelinha, que tinha 700 g. Mas estou passando a receita para 8 porções, que usa 2 kg de costela. Aliás, fiz o molho seguindo a quantidade para 8 porções, sobrou um pouco, mas irei arrumar algo para comer com ele, cooooooommmmmm certeza!
Preparando o molho no meu caldeirão... Oops, na minha frigideira...
Preparando os acompanhamentos, mandioca na panela de pressão e cebola caramelizada
Costelinha ao molho Barbecue
Rendimento: serve duas pessoas
Ingredientes
2 kg de costela suína
Alho batido com sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Molho Barbecue
½ xícara de chá de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de molho shoyo
2 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 ½ xícara de chá de molho de tomate
1 cebola
Suco de ½ limão
2 colheres de sopa de pimentão doce
2 colheres de sopa de fumaça líquida
Alho amassado a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de óleo
Obs.: não encontrei o tempero pimentão doce para comprar e substituí por meia colher de sopa de molho de pimenta.
Modo de fazer
Tempere a costela com alho, sal e pimenta. Feito isso, coloque-a no forno para assar cobrindo a assadeira com papel alumínio. Deixe por uma hora e quarenta minutos assando no forno a 200 °C.
Faça o molho, Refogando a cebola picada em óleo. Acrescente o açúcar mascavo e mexa bem. Junte o molho de tomate, o sal e a pimenta do reino. Adicione o suco de limão e o molho shoyo. Em seguida, incorpore o vinagre balsâmico e o molho inglês. Por último, junte o pimentão doce e a fumaça líquida. Misture e deixe apurar até ficar um molho espesso.
Quando a carne estiver assada, retire o papel alumínio e pincele o molho barbecue na costelinha. Volte para o forno por mais 15 minutos e sirva a seguir.
Acompanhamentos:
• Mandioca cozida na água e sal (20 minutos na panela de pressão) regada por duas colheres de manteiga derretida.
• Cebola caramelizada – coloque 1 colher de açúcar na panela, deixe derreter e coloque a cebola em rodelas dentro e mexa bem.
• Arroz branco
Para quem achou complicado o molho com fumaça líquida, eis a receita do molho “quebra galho” (mas sinceramente, não acredito que vai ter aquele gostinho de churrasco):
Molho Barbecue simplificado
3 colheres de açúcar mascavo
300g de Catchup
4 colheres de mostarda
50ml de vinagre balsâmico
1 copo de água
1 cebola grande ralada
4 dentes de alho picados
Suco de 1 Limão
Em uma panela frite com azeite o alho e a cebola até dourar. Após isso, coloque o açúcar mascavo e misture até que ele derreta. Adicione o Catchup, a mostarda a água e o vinagre deixando no fogo por cinco minutos, quando ferver adicione o limão.