Finalmente, chegou o dia de visitar o Coliseu!
Planejamos um roteirinho bem intenso:
A) COLISEU
B) ARCO DI COSTANTINOC) PALATINO
D) FORUM ROMANO
E) TULLIANUM O CARCERE MAMERTINO
F) ARCO DE SEPTIMIUS SEVERO
G) IGREJA DE SANTA MARIA IN ARACOELI
H) PIAZZA DEL CAMPIDOGLIO
I) MONUMENTO VITTORIANO EMANUELE II
J) PIAZZA VENEZIA
K) MERCADO DE TRAJANO
Na saída da estação do metrô, o Coliseu já mostra sua imponente presença...
O Coliseu foi construído entre os anos de 70 e 90 DC. Sua capacidade original era de aproximadamente 50.000 pessoas. Posteriormente, a construção foi ampliada com um quarto andar, podendo abrigar então cerca de 90.000 espectadores. O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos e deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média.
A planta é elíptica, com dois eixos (190 x 155 metros). A Arena tem 87,5 x 55 metros e o piso era de madeira, coberto de areia para absorver o sangue dos combates.
A planta é elíptica, com dois eixos (190 x 155 metros). A Arena tem 87,5 x 55 metros e o piso era de madeira, coberto de areia para absorver o sangue dos combates.
Sofreu com terremotos e diversas pilhagens, inclusive era comum retirar pedras do Coliseu para usar em outras construções.
A arquibancada dividia-se em três partes, correspondentes às diferentes classes sociais; quanto mais alta a arquibancada, mais baixa era a classe social da pessoa que a ocupava. Os bancos mais baixos e mais próximos à arena eram reservados para os imperadores e para pessoas da nobreza, eram feitos de mármore e neles estavam gravados os nomes dos seus ocupantes.
Nos subterrâneos, ficavam as jaulas dos animais, bem como todas as celas e galerias necessárias aos serviços do anfiteatro.
Quase dois mil anos de história passando por minhas mãos......................................
Nos subterrâneos, ficavam as jaulas dos animais, bem como todas as celas e galerias necessárias aos serviços do anfiteatro.
Quase dois mil anos de história passando por minhas mãos......................................
E o Imperador Jean decidindo se o gladiador derrotado deve morrer...................................................
Realmente, o Coliseu é IMPERDÌVEL, e um lugar para voltar mais vezes na vida!
Ao lado do Coliseu está o Arco de Constantino, monumento dedicado a vitória de Constantino na batalha de Ponte Milvio no ano de 312.
Saindo do Coliseu, fomos à portaria que dá acesso ao Palatino e ao Foro Romano. Essa área é considerada o berço do Império Romano, pois foi o local de residência dos mais altos cidadãos da Roma Antiga, assim como dos imperadores.
Mas, sinceramente... Cansativo demais! É um lugar enorme e você vai andando sem saber muito bem para onde, porque o mapa que é fornecido não é suficiente claro (pelo menos não aos meus olhos de leiga). E, por mais que você queira achar uma das três saídas, acaba tendo de fazer todo o percurso.
Um sol de meio dia na cabeça, subindo e descendo em território irregular, a fome e sede com força total e na minha cabeça um só pensamento: Onde é a saída???????
É claro, pessoal, que o meu relato não pode direcionar um futuro passeio de vocês, tudo depende das condições da pessoa no momento. O Jean encarou o passeio numa boa... Mas, olha a dica: o ticket do Coliseu, vale para Palatino e Fórum Romano. E este ticket vale por dois dias. Então, façam o Coliseu em um dia e os outros dois locais no outro dia!
Este é um lugar importante para a história cristã: O Cárcere Mamertino, conhecido também com Tullianum era uma prisão localizada no Fórum Romano e foi o lugar onde São Pedro e São Paulo foram aprisionados. Dizem que os dois guardas da prisão, os santos Martiniano e Processo, foram convertidos e batizados por Pedro e eles também foram martirizados.
Agora estava mais do que na hora de almoçar!!!!!!!! Fomos a um restaurante muito legal, nas proximidades da Piazza Venezia. O restaurante chama-se "The Glass".
E então nós comemos...
... Como comemos...
Comemos muito e bem!
Após um breve descanso, mais pontos turísticos a visitar! Chegamos à Piazza Venezia.
Palácio Venezia: Bela fachada renascentista e muitas das pedras utilizada em sua construção são foram retiradas do Coliseu, prática muito usual na época. Era nas suas sacadas do palácio que Benito Mussolini fazia os seus discursos, durante os anos do fascismo.
Depois, o monumento Vittorio Emanuele. O Monumento é uma homenagem a Vítor Emanuel II, unificador e primeiro rei da Itália. Foi inaugurado em 1911.
Os Romanos não gostam muito do monumento, pois, além de uma grande área do Monte Capitolino ter sido destruída para sua construção, a edificação é considerada demasiada pomposa e grande. Por seu uma construção muito quadrada, os romanos apelidaram-na de "máquina de escrever".
No alto da colina do Campidoglio, a igreja de Santa Maria in Aracoeli.
E a Piazza del Campidoglio, que é considerada a mais bela da Europa, e foi projetada por Michelangelo em 1536.
Ela é circundada por três palácios renascentistas, e em um deles funciona o Museu Capitolino.
No centro da praça encontra-se uma réplica da estátua equestre do Imperador Marco Aurélio. A original está no Museu Capitolino.
Um aspecto interessante e que nos ajuda a entender o contexto histórico em que a praça foi idealizada é que a praça foi implantada de costas à Roma Antiga (que para eles agora representava o passado) e de frente para Vaticano que era o novo centro de poder da época.
Depois disso, como conseguimos cumprir todo o itinerário cedo, resolvemos ver dois locais que deveriam ter sido feitos no primeiro dia e não foram: Campo de' Fiori e Piazza Navona.
No caminho, passamos pelo Panteão. Entramos para fazer uma oração para a minha mãezinha, pois hoje, 06 de outubro, é seu aniversário !!! Parabéns mais uma vez, mama!
O Campo de' Fiore é a praça onde acontece um dos maiores mercados da cidade, funcionando diariamente, exceto aos domingos. Ahhhhaaaaaammmmm, viram que troquei de bolsa? Aquisições italianas, uhuuu!
A Piazza Navona é muito animada, cheia de músicos e artistas. Esta praça possui três fontes. Mas, a mais célebre é a Fonte dos quatro rios, projetada e esculpida por Bernini. Aliás, falar de Roma é falar de Gian Lorenzo Bernini, magnífico arquiteto e escultor, que trabalhou para oito papas e é o autor de ínúmetos e valorosos monumentos em Roma, sendo que já mostrei um monte aqui no blog!
Embaixada do Brasil na Piazza Navona.
E para concluir este dia intenso e delicioso, apresento vocês uma vista 360º da Fonte dos Quatro Rios, do magnífico Bernini!!! A Fonte dos Quatro Rios é maravilhosa, um trabalho magistral de Bernini! Nela estão representados quatro rios: Nilo (África), Danubio (Europa), Ganges (Ásia) e Rio da Prata (América).