23 de novembro de 2011

Spaghetti a Carbonara

Lá em Roma, a comida que mais gostamos foi a do cardápio da Trattoria que era administrada pelos donos do hotel que ficamos. Comida deliciosamente bem feita em um ambiente gerido por uma família, onde mãe e filhos trabalhavam. Jantamos lá três noites e o que mais apreciamos foram os spaghetti a Carbonara e o Matriciana.

Humildemente, reconheço que para mim é impossível repetir na receita o know-how daquela mama italiana, seu tempero é realmente um segredo de família, mas fiz aqui em casa o meu melhor. E digo que o Carbonara ficou muito bom! E conto ainda que o Jean disse que comeria mais se tivesse sobrado na panela. Mas não sobrou... Detonamos o Carbonara!

Fiz com uma massa chamada Bavette, que é como o spaghetti, porém mais achatada. Usei da marca Barilla, n° 13.

Segue para vocês a receita, um prato tipicamente romano (aiii, que saudade!)... Em uma próxima oportunidade, farei o Matriciana, que foi o que mais amamos!
















Spaghetti a Carbonara
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
 
250g de spaghetti (1/2 pacote)
4 colheres de sopa bem cheias de bacon picado
1/2 caixa de creme de leite
2 ovos
1 colher de chá de sal
Queijo parmesão ralado a gosto
Salsinha

Modo de fazer

Coloque cerca de 1,5 litro de água para ferver. Acrescente o sal. Quando a água ferver, coloque a massa na panela. Mexa a massa. Cozinhe por cerca de 8 minutos até ficar al dente, ou seja, macio mas não muito mole.

Em outra panela, coloque um fio de óleo e frite o bacon. Reserve.
Escorra o spaghetti e volte com o mesmo para a panela, junto com um pouco da água do cozimento. Com o fogo desligado, adicione os ovos e misture bem. O calor da massa vai cozinhar os ovos. Junte o bacon frito, o creme de leite e misture bem. Acrescente a salsinha picada, salpique com queijo ralado e sirva em seguida.