Nossa comemoração de dia dos namorados foi mais cedo neste ano, fizemos no final de semana anterior, para aproveitarmos mais. Foi tão gostoso, curtimos demais!
E como todos gostam de ver uma mesa bem cuidada e no capricho, fiz um making of da mesa de jantar:
E o resultado foi este:
O tom tinha de ser vermelho, lógico. O Jean escolheu a taça de vinho com um estilo medieval e eu escolhi os souplats para combinar. O nome desse souplat é Wave, por ter estas ondas lindas.
Para este jantar especial, montei uma mesa formal. Aproveitando a oportunidade, fiz um esquema rápido para os meus queridos recém-casados arrasarem em suas mesas.
Dicas:
A taça de água é sempre maior do que a taça de vinho. Vocês podem colocar uma ao lado da outra retinho ou levemente em diagonal. Se tiver mais de um vinho, a sequencia é água, vinho tinto, vinho branco. Se for servido também espumante, a taça deve ficar atrás das taças de água e vinho.
A faca de pão não é para cortar o pão; é para passar manteiga e patê. Pão se parte com a mão, sempre! Outro dia, ouvi uma frase interessante sobre isso, a pessoa disse: "partir o pão com a mão é uma regra de etiqueta de mais de 5 mil anos".
O guardanapo pode ficar em cima do prato ou à esquerda dos garfos.
A faca de jantar, eu coloquei somente para a composição ficar bonita, mas não se usa faca para cortar massas, corta-se com o garfo, mesmo massas grandes como lasanha e caneloni.
Se for usar toalha, não se deve colocar jogo americano.
Sobre colocar vários pratos sobre o sousplat, eu acho bonito, mas acho que é mais "para inglês ver", não funciona tão bem na prática. Gosto de colocar um prato raso, que chamo de prato base. Após os aperitivos, este prato é substituído e os pratos vão sendo trazidos montados da cozinha.
E agora, vamos voltar ao decor. Coloquei uma frase de amor num porta retrato, para dar um clima. Pedi ao Jean para escolher a frase, entre algumas pré-selecionadas. Ele escolheu uma frase do escritor Antoine de Saint-Exupéry.
O Jean justificou sua escolha dizendo que "A que melhor traduz nosso momento de planejamento é esta!". E a escolha do Jean foi:
De fato, meu amor, são diversos planos que temos juntos, caminhando a cada dia a passos largos para realizá-los, sempre tendo Deus ao nosso lado. Sua escolha foi perfeita.
Resolvi aproveitar do fato de que, em ocasiões especiais o Jean aceita tirar fotos do meu look para mostrar a vocês (ainda assim, ele não tem muita paciência, tira duas, três fotos e me entrega a máquina... Mas, melhor do que nada)!
Quem anda aqui pelo blog já viu este vestido, que eu comprei em Roma e estreei em Veneza. Ainda não o tinha usado novamente e achei a data bem adequada.
Resolvi aproveitar do fato de que, em ocasiões especiais o Jean aceita tirar fotos do meu look para mostrar a vocês (ainda assim, ele não tem muita paciência, tira duas, três fotos e me entrega a máquina... Mas, melhor do que nada)!
Quem anda aqui pelo blog já viu este vestido, que eu comprei em Roma e estreei em Veneza. Ainda não o tinha usado novamente e achei a data bem adequada.
Usei este brinco que foi o primeiro presente que o Jean me deu.
E esta é a pulseira que ele me deu de presente do dia dos namorados. Usei também esse bracelete. A pulseira é uma peça fina, mas é bijoux, viu gente? Ainda não ficamos milionários, rsrsrsrsrsrsssssss.
E o presente que eu dei para o Jean? A coleção de dvds do Jornada nas Estrelas - Série Clássica. Foi o presente mais legal que eu dei para ele, nós dois adoramos, pois somos muito fãs do sr. Spock e do capitão Kirk.
E a festa somente se incia quando o vinho é aberto! Escolhemos um vinho rosé, para harmonizar com todos os pratos.
Um brinde ao amor!
E o cardápio foi:
Aperitivos - Torradas com patês de Presunto, Mostarda com Atum, Azeitonas Verdes e Tomate Seco.
Entrada - Rolinhos de Salmão com Caviar
Prato Principal - Capelase de Requeijão
Sobremesa - Copinhos de Chocolate
Para dividir as tarefas e não ficar mega cansada, entreguei a receita dos patês de mostarda e de azeitonas na mão do Jean e falei para ele fazer. As torradas também. O tomate seco e patê de presunto foram comprados prontos.
Os rolinhos são tranquilos de fazer, depois passo a receita.
E o Jean detonando os rolinhos, que ficaram muito bons! Quem gosta de comida japonesa, vai adorar!
E entre um prato e outro, o "pau quebrava" com o cd da Madonna! Nosso filho não podia ficar de fora e dançou com a mamãe...
A massa nós compramos pronta (porque eu também sou filha de Deus e não quero me matar o dia inteiro na cozinha..........). Para quem é de Belo Horizonte, compramos na Massas Terni, que possui quatro lojas na cidade e tem várias opções, todas incrivelmente maravilhosas.
E, para fechar com nota 10, copinhos de chocolate! Lendo a receita, parece ser simples de fazer e é simples, mas me deu trabalho para fazer porque eu não tinha experiência e apanhei um pouco. No final, tudo dá sempre certo quando se persiste. Claro que vou passar a receita!!!
E o amor, está sempre no ar aqui em casa!