21 de abril de 2013

Sabedoria para brigar e fazer as pazes


Algumas vezes, é inevitável uma discussão ou uma briga em um relacionamento. Por mais que se amem e convivam bem, as pessoas divergem sobre algum assunto, de vez em quando. Mesmo os casais mais sintonizados passam por momentos de tensões. Mas, até em um momento de tensão e de discussão, é preciso saber administrar a situação, para não deteriorar a relação. Este é um grande segredo dos relacionamentos duradouros: ter a sabedoria para brigar e para fazer as pazes. E existem algumas regrinhas de ouro que podem ajudar os casais a driblarem os momentos de crise:

Evite a todo custo a discussão
Começou a tratar um assunto com seu companheiro e o outro se alterou? Não prossiga. O maior erro das pessoas é continuar a argumentar quando uma discussão começa a ficar acalorada. O outro pode ter chegado em casa estressado por algum problema e qualquer coisinha o deixará alterado. Saiba o momento certo de conversar com quem você ama. Entenda o momento do outro. Saia de perto, postergue a conversa, espere o momento adequado. Isso é ter inteligência emocional. Enquanto você estiver de cabeça fria, é a hora de fazer uma saída estratégica, pelo bem da relação. Depois, com os ânimos menos exaltados, um assunto que foi polêmico em determinado momento, fluirá com muito mais naturalidade e tranquilidade.

Não revide quando o outro se exalta
Não houve como sair da discussão? Então, não revide, não tente gritar mais alto, não lute para mostrar que é o dono da razão. Casais que vivem em crise, quando costumam brigar, tendem a trocar ofensas, relembrar erros do passado (os quais já foram superados e deveriam continuar enterrados) e exaltam-se um com o outro como se fosse verdade que "quem grita mais, é quem tem mais razão". Ninguém ganha com essa situação, só aumenta o abismo que está sendo construído aos poucos entre duas pessoas que um dia prometeram que seriam felizes para sempre.

Jamais discuta na frente de crianças
Crianças são pequenas almas delicadas. Já viu a reação de uma criança diante de uma discussão? Os olhinhos ficam arregalados, um misto de susto e medo, a criança se encolhe e chora; a discussão fica na sua cabecinha e é difícil para ela esquecer. Preserve seus filhos, seus sobrinhos, seus irmãos menores de assistir uma discussão. Além de marcar a criança negativamente, você estará dando um péssimo exemplo de má-conduta para uma pessoinha que ainda não tem o discernimento de qual é a maneira correta de agir. Não deixe que o grito e o falar alto seja natural para essa criança ou ela também passará a falar em tom alterado com você, como se isso fosse normal; afinal, você ensinou isso a ela.

Imponha-se e exija respeito
Durante uma discussão, a parte que se altera primeiro pode vir a dizer palavras ofensivas e desrespeitosas para a outra parte. Não permita. Interrompa o outro e diga que ele o ofendeu e o está desrespeitando. Deixe isso claro e diga que não aceitará falta de respeito. Sabe por que você precisa fazer isso imediatamente? Porque se você aceitar a ofensa por uma vez que seja e, pior, se ofender de volta, o respeito no seu relacionamento será minado aos poucos e, um dia, vocês verão que o respeito acabou, assim como a história de amor de vocês. Porque o respeito é tão importante quanto o amor e vocês devem prezar por isso todos os dias.

Não durma sem fazer as pazes
Bem disse o Padre Zezinho em sua linda música 'Oração da família': "Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão". Sábio padre, sábias palavras. Fazer as pazes ao dormir é talvez o maior segredo de um casal que vive eternamente junto e feliz. Porque, fazendo as pazes no mesmo dia, tudo fica bem, não se acorda de cara virada, não é necessário passar dias sem conversar ou somente trocando as frases estritamente necessárias. Quando o casal que se ama muito briga, o que ambos mais querem é fazer as pazes logo; mas, muitas vezes, eles estão sem graça de dar o primeiro passo. Pedir perdão é muito difícil. As pessoas não gostam de dar o braço a torcer, sentem que é uma humilhação pedir perdão, porque acham que também estão certas sobre os motivos da briga. Mas, pedir perdão é a coisa mais bonita que existe; e ninguém deveria se envergonhar disso. Igualmente sábia é a decisão da parte que foi ofendida ou que estava correta, de tomar a iniciativa de fazer as pazes. Seja sensato (e porque não dizer, superior) e dê o primeiro passo para fazer as pazes antes de vocês irem dormir. Faça isso e verá que o outro pedirá desculpas, que tudo ficará bem e assim evitarão uma noite mal dormida e agravantes no dia seguinte.

Saber amar é muito fácil, é só seguir o instinto e a natureza da vida. Saber brigar e fazer as pazes é uma arte a ser aprendida e, eu garanto, os casais que envelheceram juntos dominaram essa arte e seguiram essas regrinhas de ouro dos relacionamentos bem sucedidos.