24 de março de 2013

Somos exibicionistas das mídias sociais???

Este post era para falar sobre o difícil exercício da humildade. É um assunto tão difícil de falar quanto de exercer. E, na dificuldade de encontrar palavras para me expressar sobre o assunto, comecei a pensar se eu sou humilde ou soberba e no que é a verdadeira humildade.

E comecei a pensar que talvez, todos sejamos grandes exibicionistas, pouco humildes, pouco modestos e um tanto quanto soberbos... Ou não!!!

Se formos pensar que interagir em uma mídia social é exibicionismo e falta de humildade, todos os blogs de viagem seriam feitos por pessoas soberbas e exibidas. No entanto, todos adoram blogs de viagem e eles são extremamente úteis. E o que dizer dos blogs de look do dia? E quem nunca postou uma foto em uma festa chique ou uma viagem de férias em família no facebook? Quem nunca compartilhou uma vitória pessoal com os amigos? Ou uma foto no instagram do sapato novo pelo qual se está apaixonado?


Concluí que vivemos atualmente em uma realidade mais interativa, praticamente um reality show coletivo.O mundo mudou com o advento da internet. Antes, mostrávamos para família e amigos nossas fotos mais recentes, reveladas em tamanho 10x15 e colocadas em álbuns de plástico. Agora, nosso álbum está nas mídias sociais, aberto para o mundo.


Refleti e entendi que, se eu sou exibicionista, grande parcela da população que está nas redes sociais também é. Concluí que não, não sou exibicionista; assim como quem abre um pedaço de sua vida para o mundo também não é. Simplesmente faço parte de uma nova geração, que vive em um tempo de profunda e diária interação.


E entendi também que a humildade, está ligada a servir a outras pessoas, em se colocar à disposição, em não ser arrogante, em não se sentir ou se mostrar superior aos outros. Uma pessoa muito rica ou muito importante pode ser humilde, por mais que esteja na mídia. Outro dia, quando eu tiver uma vivência mais profunda e as palavras certas, falo sobre a humildade. Mas, uma coisa posso dizer com certeza: expor uma parte da vida online não faz das pessoas nem exibicionistas, muito menos soberbas. Tudo depende de como a pessoa expõe, do que expressa e de qual mensagem quer passar para o mundo! 

E vamos continuar a interagir muito!!!