1 de agosto de 2010

E vamos começar com a doçura das tarteletes de frutas!

Na minha lua de mel em Paris, eu ficava encantada com os doces, cada um mais maravilhoso que o outro. Meu alvo principal era a tartelete de frutas e no dia em que a comi, disse a mim mesma que faria a receita quando chegasse ao Brasil. Fiz no dia em que toda a família o Jean veio conhecer o apartamento... Foi uma prova de fogo fazer as tartes, mas deu tudo certo, graças a Deus! Não é uma receita difícil, mas dá muito trabalho. Aconselho fazer a massa no dia anterior para economizar tempo.

Para o sucesso da sua receita, é preciso comprar forminhas com fundo removível, de 7 cm. Elas têm as bordinhas laterais onduladas. Comprei as minhas no mercado municipal e eram vendidas em pacotes de 12 unidades.

Esta foi a tartelete que comi em Paris


 
 
E estas são as tarteletes que fiz aqui no Brasil! Todo o trabalho valeu a pena!!!
 


Tartelete de Frutas


Rendimento: 7 tarteletes

Massa

Ingredientes

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1/3 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de açúcar
100g de manteiga ou margarina sem sal gelada e cortada em pedaços
5 colheres de sopa de água gelada

Modo de fazer

Peneire a farinha com o sal e o açúcar e ponha-os em uma tigela. Vá juntando a manteiga aos poucos, adicione a água e  vá apertando com as mãos, até que a mistura vire uma farofa. Despeje a massa sobre um pedaço de plástico ou película aderente comprima-a bem, forme uma bola e leve para a geladeira por 30 minutos.

Após este tempo, abra a massa (ainda dentro do plástico) com um rolo de massa. Coloque a massa nas forminhas, que deverão estar previamente untadas com o óleo . Aperte bem a massa contra o fundo e parede da forma e corte os excessos. Faça pequenos furos na massa (para que ela não inche durante o cozimento).

Leve a massa ao forno médio, previamente aquecido, e deixe que asse por cerca de 45 minutos ou até começar a dourar.

Creme

Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 latas (medida na lata de leite condensado) de leite
3 gemas passadas pela peneira
3 colheres de sopa de amido de milho
4 gotas de essência de baunilha

Modo de fazer

Leve tudo ao fogo numa panela e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar e borbulhar Desligue o fogo e junte a essência ao creme de leite e misture bem. Cubra o creme, imediatamente, com película aderente Deixe esfriar.

Frutas

1 maçã
2 kiwis
10 morangos
14 cerejas
14 uvas

Descasque a maçã e corte em fatias. Coloque em 1 panela 2 colheres de sopa de açúcar. Ligue o fogo e, assim que o açúcar dourar e derreter, coloque um pouco de água. Mergulhe as maçãs neste caldo e deixe cozinhar.

Descasque os kiwis e corte-os em fatias. Corte também os morangos em fatias.

Brilho das frutas

2 colheres de sopa de geléia de damasco (previamente peneirada) à qual se acrescenta 2 colheres de sopa de água filtrada, misturando tudo, para pincelar nas frutas.

Montagem das tarteletes

Recheie a crosta da torta (que já foi previamente assada) com o creme frio. Sobre o creme, distribua as frutas. Pincele as frutas com a geléia para dar o brilho. Leve à geladeira até a hora de servir.