28 de janeiro de 2013

Bolo de Baunilha com recheio de morango

Coisa mais linda esse bolo e delícia total!

Um bolo de festa perfeito! Ok, se você tem um niver em família e quer economizar fazendo você mesma o bolo, está é uma boa opção. A receita fazendo dois bolos como eu fiz, é muito grande, faça se tiver muitos convidados. Se for algo simples com menos gente, faça um bolo só (outra opção ótima para festas é o bolo prestígio aqui do blog...).
Esta é a última receita que trago para vocês das sobremesas que fiz na casa dos meus pais para o Natal 2012. Ao final do post, link para as outras receitas. Aproveitem!



Bolo de baunilha com recheio de morango

Rendimento: 30 porções

Ingredientes (obs.: ingredientes para dois bolos)

4 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de leite
6 ovos
2 colheres de chá de manteiga
2 colheres de chá de essência de baunilha 
2 colheres de chá rasas de fermento 

Recheio
1 lata de leite condensado
2 medidas da lata de leite
3 colheres de chá cheias de amido de milho (maisena)
1 gema
1 caixa de creme de leite
1 1/2 caixa de morango picado
1 1/2 colher de sopa de açúcar

Cobertura
2 caixas de chantilly para bater

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte duas formas de 24 cm com fundo removível com óleo e polvilhe com farinha de trigo (caso o seu forno tenha somente uma grade de assar, sugiro que faça um bolo de cada vez, usando metade da receita acima). Reserve.  

Numa vasilha, peneire a farinha, o fermento e o sal e reserve.

Bata as claras de ovo em neve e reserve, guardando-a na geladeira.

Bata o açúcar, as gemas de ovo e a manteiga. Vá adicionando aos poucos o leite, a farinha de trigo com fermento e sal e bata novamente. Acrescente a baunilha e bata. Acrescente as claras em neve e misture.

Divida a massa em duas formas com 24 cm de diâmetro, untadas e enfarinhadas, Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 25 minutos. Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode fazer com que o bolo não cresça direito e fique solado, com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno desligado. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos na grade do fogão.
Para fazer o recheio, pique o morango em pedacinhos, adicione o açúcar e deixe em uma tigela. Irá soltar um líquido. Retire esse líquido para molhar o bolo. Se quiser, pode fazer uma calda para molhar o bolo, usando parte dos morangos, açúcar e um pouco de água, cozinhando em uma panela.

Leve ao fogo em uma panela o leite condensado, o leite, a gema peneirada e o amido de milho dissolvido em um pouco de leite. Mexa até formar um creme. Assim que formar um creme consistente, desligue o fogo e espere esfriar. Em seguida, adicione o creme de leite. Bata o creme na batedeira. Por fim, misture os morangos.

Corte os bolos ao meio e, em um prato, monte camadas de bolo e do recheio. Cubra o bolo com filme plástico e deixe de um dia para o outro na geladeira para ficar bem firme. No dia seguinte, bata o chantilly e cubra todo o bolo, decorando com morangos. Volte com o bolo para a geladeira até a hora de servir.

Clique aqui para ver outras receitas de sobre mesas do Natal: