7 de setembro de 2010

Bolo de Limão

Verdadeira delícia este bolo de limão! O Jean, que não é muito de gostar de bolo, adorou e sempre estava comendo. Nem é tão trabalhoso de fazer, vale muito a pena!













Bolo de Limão


Rendimento: 12 porções


Ingredientes


Massa

3 ovos
2 xícara de açúcar
2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 xícara de leite
1 colher sopa de fermento químico em pó
2 colheres de sobremesa de raspas de limão
½ xícara de suco de limão
½ colher de sobremesa de sal

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de 24 cm com fundo removível com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.

Numa vasilha, peneire a farinha, o fermento e o sal e reserve.

Bata as claras de ovo em neve e reserve, guardando-a na geladeira.

Bata 2 xícaras açúcar, as gemas de ovo e a manteiga. Vá adicionando aos poucos o leite, a farinha de trigo com fermento e sal e bata novamente. Acrescente as claras em neve e misture. Junte as raspas de limão (não raspe a parte branca do limão) e bata por pouco tempo, somente o suficiente para misturar

Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode fazer com que o bolo não cresça direito e fique solado, com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno desligado. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos na grade do fogão.

Recheio

500g de chocolate branco picado
1 lata de creme de leite
Suco de 2 limões

Modo de fazer

Coloque o chocolate picado e o creme de leite em um refratário eleve ao microondas por 2 minutos e potência média. Retire do microondas, misture bem e deixe esfriar. Adicione o suco de limão e misture novamente.

Cobertura

1 lata de leite condensado
Suco de 2 limões

Modo de fazer

Misture o leite condensado e o suco de limão.

Montagem

Num prato grande, desenforme o bolo. Use uma faquinha para passar ao redor do bolo e levantá-lo um pouco. Vire a fôrma em cima de um prato grande e desvire novamente o bolo. Corte-o ao meio e espalhe o recheio com uma colher. Coloque a outra metade do bolo por cima, e cubra-o com a cobertura. Finalize decorando o bolo com raspas de limão.