12 de maio de 2011

Filé mignon suíno com purê de mandioquinha

Esta receita fácil e deliciosa eu tirei do blog panelaterapia. Estava louca para comer este filé mignon suíno e já tinha em mente que queria fazer com purê de mandioquinha. Uma busca no google e a receita surgiu, e coincidentemente, o blog está entre os meus favoritos. Amamos a receita, de fácil execução e muito saborosa!









Filé mignon suíno com purê de mandioquinha


Rendimento: 2 porções

Ingredientes

500 g (4 escalopes de filé mignon)
4 mandioquinhas (batata baroa)
1 colher de manteiga
1 xícara de leite
2 dentes de alho picado
1 colher de café de gengibre ralado
1 colher de sobremesa de farinha de trigo
¼ de xícara de shoyo
½ xícara de água
Alho amassado a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 folha de louro

Modo de fazer

Corte 4 medalhões com 2 cm de espessura. Tempere os filés com alho, sal, molho inglês, a folha de louro picado e pimenta-do-reino e deixe em uma tigela, na geladeira, até a hora de preparar.

Para fazer o purê, cozinhe a mandioquinha picada em pedaços pequenos em duas xícaras de água e sal a gosto. Quando a mandioquinha estiver bem macia, retire do fogo e amasse com um garfo ou com o espremedor de batatas. Em uma panela, derreta a manteiga, acrescente sal e coloque as mandioquinhas com o leite. Mexa bem e desligue antes que ferva, para não perder o ponto do purê.

Para fazer os filés, Leve uma frigideira grande ao fogo alto e espere ficar muito quente, acrescente apenas um fio de óleo e espere aquecer. Coloque os escalopes e deixe fritar, sem mexer. Vire-os e deixe fritarem do outro lado até que fiquem bem dourados.

Retire os filés da frigideira e coloque no forno pré-aquecido, somente para mantê-los quentes enquanto faz o molho. Na frigideira, acrescente o alho picado e o gengibre e raspe, com uma colher de silicone, o fundo da frigideira para retirar os sucos deixados pela carne. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem. Acrescente o shoyo e a água e deixe ferver por 1 minuto.

Retire o molho do fogo e sirva a seguir sobre a carne.

11 comentários:

  1. Aiiiiiiiii kate....tuas receitas fotografam tão bem que tenho vontade de ir aí pessoalmente só para provar!!!! Maravilha!!!!Amoooo carne suína....fiquei triste pois meu peixe ficou tão crocante e saboroso, mas esquecemos de tirar a foto do depois....devoramos menina!!!! hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Eu sou enlouquecida por mandioquinha, que aqui chamamos de batata baroa.
    A combinação ficou perfeita e me deu água na boca tão cedo...hummm...
    Amiga, vai lá no atelier e vota em mim...please...
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  3. Kate, eu não devia ter acessado seu blog agora, meu estômago chamou por comida...rs

    O prato ficou lindo e sem provar já te falo que é delicioso...rs

    Já copiei a receita e vou fazer sem dúvida nenhuma.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Nossaaa!! Me deu agua na boca!!
    Será que consigo fazer?rs
    Mas não parece ser dificil,nao!
    ahh,te indiquei la no meu blog pra responder um meme!Depois ve la...
    Beijinhoss e vlw pela receita maraa de hj!

    ResponderExcluir
  5. Adoroooo filé e com um purê então...Combinação perfeita!♥

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Hummm... adorooo!
    Oie, Kathleen!
    Eu amo as suas receitas, são super bem esplicadinhas... e sempre muito apetitosas. rs
    Dá uma fominha só de olhar...
    Receita bem das que eu gosto essa!

    Bjoka

    ResponderExcluir
  7. Nunca comi mandioca / mandioquinha. Será que vou gostar ? rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Essa receita ficou ótima, não tinha mandioquinha, então preparei com talharim...meu marido tb gostou muito!

    ResponderExcluir
  9. Não sou recém-casada, fiz e ficou uma delicia meu esposo adorou!
    Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  10. Acrescentei geléia de morango, um pouquinho só, em cima de cada escalope antes de derramar o molho e ficou super bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, eu também adoro coisas com morango (afrodisíaco!!!). Vou testar sua dica. Ahh, e por aí nas receitas de carne tem um filé ao molho de morango, que ficou super bom, depois vc testa!

      Excluir