11 de abril de 2012

Ovos Nevados

Que a minha cunhada Fernanda sabe compor uma maestria vocês já estão sabendo. Afinal, a mesa de páscoa que ela decorou ficou linda. O que vocês não sabem é que a Fernanda é uma especialista na arte de receber, e sei que o tema interessa à grande maioria aqui do blog, que está sempre em busca de inspirações e regrinhas básicas para bem receber.

O melhor brunch que provei na minha vida foi na casa da Fernanda. Eu ainda não tinha o blog e nem pensei em levar máquina. Mas, digo a vocês, era uma coisa fabulosa! Duas enormes mesas com os mais lindos e deliciosos  quitutes que vocês possam imaginar. Uma terceira mesa somente para bebidas (espumantes, sucos diversos, entre outros). Louças e talheres finíssimos, presentes na família há gerações. E todo o tipo de minúscias funcionais e graciosas, como lindas bandejinhas encapadas, para se colocar no colo e comer com estilo e conforto. Um show completo. Eu realmente sinto por não ter fotos para ilustrar, porque aquele brunch seria um excelente exemplo para recém-casados visualizarem como é a verdadeira arte de receber.

Mas, hoje nós temos o prazer de ter uma receita feita pela Fernanda. Eu provei e repeti e posso dizer que é deliciosa e extremamente leve. Uma iguaria sofisticada para o paladar.





Ovos Nevados
Rendimento: 20 porções

Ingredientes

1 litro de leite integral
6 claras
6 gemas
12 colheres de sopa (cheias) de açúcar
3 gotas de essência de baunilha

Modo de Fazer

Bata as claras em neve até que fiquem bem firmes. Acrescente, uma a uma, as 6 colheres de açúcar, continue batendo até obter um suspiro.

Coloque o leite para ferver, abaixe o fogo e cozinhe as claras em neve, colocadas em colheradas. Deixe 15 segundos de cada lado, vire com cuidado para não quebrar. Após o cozimento, retire com uma escumadeira.

Coloque em um recipiente fundo e reserve.

Bata as gemas com as outras 6 colheres de açúcar e a essência de baunilha, até que forme um creme. Desligue a batedeira, acrescente o leite do cozimento. Leve ao fogo para engrossar, mexendo sempre, sem deixar ferver. Retire do fogo, continue mexendo até que esfrie (mexa para não talhar). Coloque o creme e por cima as nuvens de suspiros cozidas.

Leve para gelar até a hora de servir.

Segredinhos especiais que a Fernanda acrescentou à receita:

• Coloquei uma pitada de bicarbonato no leite, pois o merengue fica mais firme;

• No creme de ovos, coloquei raspas de 1 limão siciliano, como também aumentei a quantidade de baunilha, acredito que a baunilha seja a gosto de cada um;

• Acrescentei um pouquinho de maisena diluída no leite (uma colher de sobremesa) para dar uma engrossada no creme, pois se for esperar até chegar ao ponto de creme, vai reduzir muito;

• E como toque final, fiz um praliné de amêndoas em lascas, nada mais é do que se colocar um pouco de açúcar em uma frigideira, esperar derreter e logo em seguida colocar as amêndoas e deixar aderir. Pude observar que se você colocar o praliné na hora de servir ele mantém a crocância.

• Outra coisa importante é que as gemas devem ser passadas na peneira para retirar aquela película da gema que é a que dá aquele gosto de ovo forte.

• Acredito que ficará mais bonito em uma peça (vidro, cristal) de boca larga.