3 de março de 2013

É hora de arrumar um emprego

Não foi por acaso eu coloquei na semana passada um texto intitulado "É hora de andar para frente". Era um período apropriado para colocá-lo, pois, infelizmente, no nosso país, as coisas só começam a acontecer após o carnaval. E eu tinha em mente colocar na sequência um post sobre "Looks para entrevista de emprego". Ou seja, os dois posts estão interligados, pois a minha idéia é incentivar quem está à procura de uma mudança na área profissional.

Pois bem, quando fui fazer o post dos looks, eu percebi que tenho muito mais a falar sobre o assunto. Então, nasceu o texto desta postagem.

 Está aberta a temporada de contratações. Eu sempre olhei com desconfiança para esta visão pré-concebida das pessoas de que as empresas só começam a contratar após o carnaval. Achava que o bom profissional consegue emprego em qualquer período do ano. Eu estava enganada. Nos últimos dois anos, pude perceber que amigos meus desempregados, competentes e experientes, não conseguiram emprego no período de novembro a março. Eu mesma, quando decidi mudar de emprego, notei que as vagas boas começaram a aparecer a partir de abril. O que quer dizer que este é o momento ideal para você se preparar para dar uma guinada na sua carreira.

Para conseguir um novo emprego, você não deve simplesmente disparar currículos como uma metralhadora que nem sabe para onde está atirando. É um processo muito mais complexo, que envolve preparação técnica e emocional. Alguns passos são necessários:

1 - O QUE VOCÊ QUER

Eu já vivi a busca do emprego três vezes na vida. A primeira foi quando me formei e essa não conta, por que eu queria pegar a primeira coisa que aparecesse, rss. A segunda foi quando eu tinha um escritório, com uma carreira consolidada como arquiteta e queria mudar de vida, ir para uma grande empresa. A terceira vez foi ano passado, quando eu precisava dar uma mudança radical e subir degraus na carreira. Nas duas últimas buscas de emprego, eu fiz o meu dever de casa: escrevi no papel que cargo eu queria, cidade, tipo de ambiente, faixa salarial... Em suma, tudo o que eu queria. Consegui cada item que escrevi. Conseguir porque foquei neles. Você deve focar no que você quer e ser firme nisso. Por exemplo: se você quer um emprego de coordenador financeiro, não deve enviar um currículo para vaga de auxiliar financeiro. Se você quer ganhar entre R$3.000,00 e R$4.000,00, para quê vai se candidatar a uma vaga que paga R$1.800,00? Foque no que você quer e faça boas escolhas, caso contrário, você vai conseguir mais um emprego que o deixará insatisfeito e mal remunerado.

2- ESTEJA ONDE ESTÃO AS VAGAS E OPORTUNIDADES

Existem vários sites de busca de empregos, poucos te levam verdadeiramente a uma entrevista. No geral, o Vagas.com tem sempre muitas vagas, mas é estranho, dificilmente você é chamado para uma entrevista (e existe até um fórum sobre isso no Linkedin "Alguém já foi chamado para uma entrevista pelo Vagas.com?"). Eu já fui chamada, mas enviei muito mais currículos do que tive retornos. E olhem que sempre enviei currículos para vagas nas quais me encaixava plenamente. Discussões à parte, acho que ainda assim vale a pena candidatar no Vagas.com.

Muita gente fala que na Catho só tem vaga ruim e eu discordo totalmente. Meus dois últimos empregos foram conquistados via Catho.  Acho que, de todos os sites, ele é o melhorzinho... Vale a pena fazer um plano e as entrevistas surgirão, com certeza.

Por fim, acho que vale muito a pena fazer um cadastro no Linkedin. É uma rede de contatos, como se fosse um "facebook profissional". Talvez ele funcione mais para cargos de média gerência para cima, mas o fato é que eu nunca vi um lugar para colocar mais headhunters em contato com um profissional. Eu já fui contatada por headhunters diversas vezes, desde que fiz o Linkedin. Eu não estou procurando emprego, estou bem satisfeita onde estou, mas digo a vocês: o que já fui assediada nos últimos meses (duas vezes recebi ligações na frente do meu chefe) é surpreendente. Ah, o Linkedin também possui uma ferramenta de busca de vagas anunciadas no próprio site.

3 - SAIBA SE VENDER

Você não será chamado para nenhuma entrevista se tiver o currículo ruim. Vejo cada vacilo sendo cometido nos currículos, pessoas perdendo oportunidades porque não sabem se vender. Antes de procurar uma vaga, procure na internet modelos de currículo. E atualize o seu. A não ser que você vá se candidatar a um emprego em uma loja de shopping, não coloque foto no CV!!! Não fale que seus hobbies são lutas marciais ou que gosta de música clássica, ou seja, não exprima opiniões pessoais, não coloque nas informações adicionais que você tem um blog de receitas (eu já caí neste erro e perdi uma super vaga), não faça currículo com mais de duas folhas, não invente proficiência em línguas estrangeiras que você não tem.

Ao contrário: seja objetivo, impessoal, faça um resumo de competências (vencedor e vendedor) descrevendo um resuminho da sua carreira e acrescentando características pessoais fortes. 

No geral, um CV bom para mim tem os seguintes tópicos, nesta ordem: 
  • Nome e contatos (nome e endereço)
  • Objetivo (colocar cargo específico ao qual está se candidatando em uma empresa)
  • Resumo das competências (resuminho vendedor da sua experiência e da sua pessoa)
  • Formação (graduação, pós e idiomas)
  • Trajetória profissional (lugares onde trabalhou)
  • Informações adicionais (idade, estado civil, cursos e informática)
Esse é o modelo do meu CV. Funciona, eu garanto!

4 - PREPARE-SE PARA A ENTREVISTA

Não adianta ter um currículo bem feito, ir adequadamente vestido, se você não tiver atitude na entrevista! Porque os outros candidatos possivelmente vão estar assim também e você corre o risco de ser mais um na multidão. Para conseguir uma vaga, é preciso destacar-se! Para destacar-se, é preciso inovar, surpreender, mostrar algo melhor e diferente de todos os outros candidatos. Como se consegue isso? Estudando o mercado e a área de atuação da empresa para onde você está indo ser entrevistado. Inundar o entrevistador de informações pertinentes sobre o negócio da empresa. Meu diretor do emprego anterior sempre dizia que na entrevista eu "fiz o dever de casa". Eu falei tantas informações sobre o mercado imobiliário, me mostrei tão conhecedora (inclusive de coisas no site deles que nem eles sabiam que estava lá), que eu elevei o nível da entrevista e deixei os outros candidatos sem chance alguma! Na entrevista do novo emprego, eu preparei um material visual, com mapas e informações pertinentes ao negócio da empresa a qual estava me candidatando. Propus idéias, planos, já na entrevista. O resultado, vocês já sabem, fui aprovada. 

Não seja mais um na multidão. Esforce-se, inove, faça tudo para brilhar!!! Prepare-se de modo que nenhum candidato possa desbancar você!

5 - TENHA PACIÊNCIA E FORÇA ESPIRITUAL PARA SUPORTAR O LONGO TEMPO DE BUSCA A UM EMPREGO

De todas, essa é a mensagem mais importante que eu considero passar para vocês. Na busca de um emprego, é preciso ter paciência, força e equilíbrio, porque encontrar um emprego é difícil e pode levar muitos meses. Nunca encontrei um emprego com menos de 4 meses de busca. É difícil mesmo, as boas vagas são poucas, muitas empresas exigem tudo e oferecem muito pouco, os processos seletivos são demorados. Querido amigo que está lendo esse texto, digo de coração: tenha paciência. Tenha fé, seja forte. 

Se em algum momento você se desesperar, saiba que isso é normal. Quer chorar, chore. Chore todas as suas mágoas, desesperos, rejeições e necessidades urgentes bem chorados. E, em seguida, levante-se, fortaleça-se novamente e recomece a sua luta. Existe sempre aquele momento em que tudo está dando errado, ninguém te quer, seu telefone não toca. Nesse momento, quando você se sente no fundo do poço, é que Deus está testando a sua fé. Já aconteceu comigo. É como se Deus estivesse verificando se você está pronto para receber a bênção que ele já reservou para você. E eu tive este entendimento, tirei forças para seguir em frente, acreditei que seria possível e Deus me deu lindas recompensas. 

Saiba que conseguir um bom emprego demora mesmo, as empresas são lentas em seus processos e a sua urgência não é a urgência delas. Mas, se você tiver consciência de que aí fora existe uma vaga PERFEITA e feita EXCLUSIVAMENTE para você, será muito mais fácil passar pelos momentos de turbulência e alcançar a vitória!

Por isso, tenha tranquilidade, prepare-se para brilhar e desejo-lhe muito boa sorte!!!