9 de abril de 2013

Bolo de Banana Caramelizada

Eu não sei de vocês, mas eu adooooro o tal de bolo de banana. Há séculos quero fazer para postar aqui, desde que a linda, fofa e chique Romina, do Crème de la Crème me pediu (ela já deve ter esquecido, pois deve ter uns dois anos que ela comentou; mas eu nunca esqueço um pedido feito aqui no blog). E o tempo foi passando e eu não fazia o bolo, apesar de que, sempre que eu via um bolo de banana, eu pensava na Romina.

Bem o dia chegou. Algumas explicações sobre a minha receita: na internet, vocês vão ver milhares de receitas de bolo de banana, a maioria delas com a massa básica de bolo que eu uso para fazer todos os meus bolos e com a banana só por cima. Outras, são bem diferentes, levam banana na massa, mas levam farinha de rosca no lugar de farinha de trigo e fica um bolo bem escuro. A minha receita é com a massa básica e acrescentando banana amassada. Fica com a consistência tipo de um pudim de pão, bem cremosinha. Coloquei uma quantidade extra de farinha e um ovo a mais do que costumo usar (fiz como está na receita que passo embaixo) para dar um bolinho extra, pequenino, para levarmos para a avó do Jean. Ela tem 92 anos e sempre que eu faço um bolinho diferente aqui em casa, faço um pequeno para ela também.

Não sei o que ela achou, mas o Jean adorou. Notei que ele anda gostando de todos os bolos que levam fruta por cima. Ele também não gosta de bolo seco e a massa desse ficou ideal.

Então, queridos, agora é colocar este bolinho mara na lista de receitas de vocês, ok?






Bolo de banana caramelizada

Rendimento: 1 bolo médio na forma redonda e 1 bolo pequeno na forma de pão retangular

Ingredientes

Bolo

6 bananas prata cortadas em rodelas para colocar no fundo da forma
3 bananas prata amassadas para colocar na massa
1 xícara de chá de açúcar
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa cheia de fermento
4 ovos
1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de manteiga sem sal

Calda de caramelo

1 xícara de chá de açúcar (para um bolo somente, diminuir a quantidade de açúcar)

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre a forma com papel manteiga. Unte o papel manteiga com um pouco de óleo. Despeje o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, deixando caramelizar. Se quiser mexer, o faça delicadamente, mexendo com uma colher de pau ou de silicone. Assim que o açúcar derreter, desligue o fogo, para não queimar a calda. Vire a calda na forma forrada com papel manteiga. A calda vai esfriar e endurecer, mas quando for ao forno, irá derreter novamente. Corte as bananas em rodelinhas e preencha todo o diâmetro da forma. Reserve. 

Numa vasilha, peneire a farinha e o fermento e reserve. 

Bata as claras de ovo em neve e reserve, guardando-a na geladeira. 

Bata o açúcar, as gemas de ovo (peneiradas) e a manteiga. Misture a farinha e o fermento intercalados com o leite e bata novamente. Acrescente a banana amassada e bata bem. Por fim, acrescente as claras em neve e misture. Coloque a massa por cima das bananas picadas.

Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode fazer com que o bolo não cresça direito e fique solado, com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno desligado. Depois de assado, retire o bolo do forno e desenforme imediatamente para a calda não endurecer.