12 de outubro de 2010

Alcatra grelhada com farofa de manteiga

Hoje fizemos algo simples, rápido e, uhhhh, delicioso e suculento para o almoço: alcatra grelhada!

Cortei a alcatra em bifes de aproximadamente 1 cm de espessura e deixei a gordurinha (conselho do meu papi para dar o sabor ao grelhar... Mas na hora de comer, tirem a gordura e não comam, viu? Apesar de ser tentador, suculento, difícil de não comer, seu coração vai agradecer daqui há alguns anos!) Temperei a alcatra com sal grosso, uma pitada de pimenta do reino e um pouco de molho para carnes. Deixei marinando por pouco mais de uma hora, enquanto fazia um bolo formigueiro. Depois o Jean colocou a carne na grelha e eu fui fazer o vinagrete e a farofinha.

O vinagrete é mega fácil: pica-se um tomate, um pimentão e uma cebola super miudinho. Adiciona-se um pouco de água filtrada, catchup, sal, molho de pimenta e vinagre. Vá provando tudo para ver se está no ponto de tempero ou se precisa demais um toque de tempero. Não abuse do vinagre. Coloco ele aos poucos, em colheres de sopa e vou provando. Algumas pessoas colocam azeite. Fica a gosto, eu não coloquei.

A farofinha de manteiga é mais fácil ainda. Piquei meia cebola em pequenos pedaços. Numa frigideira bem quente, coloquei duas colheres de manteiga, um pouco de tempero alho e sal e refoguei a cebola. Sem deixar a manteiga secar muito, fui adicionando farinha de mandioca, mexendo sempre, até torrar a farinha.

Depois, foi só abrir cervejinha e degustar estas delícias com um arroz quentinho!!!