21 de outubro de 2010

Couve-Flor Gratinada

Que saudades de blogar!!!

Estive muito ocupada com trabalho durante a última semana. No fim de semana, tivemos um casamento para ir e também tive de trabalhar em umas planilhas e apresentações para levar para São Paulo. Não deu para fazer nenhuma receitinha...

Eu estou adorando a experiência de fazer este blog, tem sido uma delícia colocar as receitinhas nele e ver que tem tido um a boa receptividade. Eu jamais podia imaginar que eu teria um blog de receitas... Estava conversando com o Sérgio, cerimonialista que cuidou do meu casamento. Falei para ele: -"Eu agora tenho um blog chamado receitinhas para recém-casadas, pode?"

Ele riu prá caramba e eu ri com ele. Provalmente ele pensou que uma mulher objetiva e decidida como eu não podia ser tão "mulherzinha". Nem eu achava... Mas, o legal da vida é isto: você poder ser multi, bussiness woman, dona de casa, blogueira; ser forte, ser frágil, ser o que você quiser na vida. Até porque é uma delícia ser uma mulherzinha, não é?!!! 

Mas falando na receita, que é o que interessa... Ontem eu estava a fim de comer esta couve-flor. Já fiz algumas vezes e gostamos muito. É uma ótima guarnição ou até mesmo como prato único. Saudável e ao mesmo tempo um prato gostoso, com personalidade.





Couve Flor Gratinada

Rendimento: 4 porções


Ingredientes

1 couve-flor média
Sal a gosto
150 g de mussarela em fatias
150 g de presunto em fatias
1 cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 xícaras de leite
Orégano a gosto
Alho a gosto


Modo de fazer

Lave bem a couve-flor e deixe de molho em água com vinagre durante dez minutos. Lave novamente e cozinhe em água e sal até ficar macia, tomando o cuidado de não deixar amolecer demais.

Enquanto a couve-flor cozinha, faça o molho branco. Para isto, em uma panela, refogue a cebola na manteiga e no alho, em fogo médio até dourar levemente. Adicione a farinha de trigo e mexa energicamente. Abaixe o fogo e adicione o leite, aos poucos, mexendo sem parar para não formar grumos, até ferver e engrossar. Corrija o sal e reserve.

Aqueça o forno a 200ºC.


Montagem

Em um refratário coloque uma camada do molho branco, uma parte da couve-flor, e recheie com presunto e mussarela, colocando-os entre os buquês de couve-flor. Cubra novamente com o molho branco e faça uma outra camada de couve-flor recheada. Cubra com o resto do molho, salpique com o queijo mussarela ralado e um pouco de orégano e e leve ao forno alto por 10 minutos ou até gratinar.