2 de novembro de 2010

Espaguete com camarão e rúcula

Levemente alcolizada pelo espumante, fui preparar o prato principal do nosso jantar afrodisíaco. Ainda bem que eu já tinha deixado tudo previamente preparado, pois seria um terror ter de picar pimentão, lavar rúcula, no meio do jantar. Inclusive, sugiro que o jantar tenha uma preparação prévia, porque fazer os molhos, picar tudo, deixar a sobremesa semi-pronta e fazer a decoração levou umas boas horinhas.

Mas, vamos ao prato principal! Esta receita me foi passada pela Sílvia, arquiteta competente e gourmet nas horas vagas, que senta ao meu ladinho no trabalho. A receita é do Jamie Oliver e é coisa de outro mundo de gostosa! Perfeita, divina, ma-ra-vi-lho-sa.

Usei espaguete integral e somente uns 250 g. Mas, na receita original, são utilizados 455 g de espaguete para 4 pessoas.




Espaguete com camarão e rúcula

Rendimento: 4 porções

Ingredientes
455 g de espaguete
Óleo de oliva extra virgem
2 dentes de alho descascados e finamente picado
1 pimentão vermelho
400g de camarões descascados crus
1 copo pequeno de vinho branco
2 colheres de extrato de tomate
Raspas e o suco de 1 limão
2 punhados de rúcula, picada
Sal e pimenta do reino

Modo de fazer

Cozinhe o macarrão em uma panela grande de água fervente com sal.

Enquanto isso, aqueça 3 colheres de azeite extra-virgem numa frigideira grande e acrescente o alho, o sal e a pimenta do reino. À medida que o alho começa a dourar, adicione os camarões e refogue-os sem mexer muito. Adicione o pimentão vermelho. Adicione o vinho branco e o extrato de tomate e deixe ferver por alguns minutos.

Quando a massa estiver pronta, escorra-o, reservando um pouco da água do cozimento.

Misture o macarrão com o molho, o suco de limão e uma parte da rúcula.

Adicione um pouco da água do cozimento se você quiser deixar o molho menos grosso e corrigir o tempero.

Coloque o outro punhado de rúcula quando estiver quase desligando o fogo e misture. Divida entre 4 pratos e polvilhe com as raspas de limão.