22 de setembro de 2011

Couscous Marroquino com Camarão

E aí está a receita do maravilhoso couscous que minha sogra fez para nós em mais um memorável almoço! Uma receita leve, que você repete sem parar (as mulheres repetiram 3 vezes; os homens repetiram 4 vezes!). Saboroso demais! O couscous não é difícil de comprar, encontra-se em um bom supermercado. A caixinha de 500 g custa em torno de 13 reais.












Couscous marroquino com camarão


Rendimento: 15 porções


Ingredientes


500g couscous marroquino
2 copos de água para hidratar
2 kg de camarões limpos
½ xícara de chá de amêndoas fatiadas
1 pimentão amarelo em tiras
1 pimentão vermelho em tiras
1 xícara de shitake picado
1 cebola grande picada
3 dentes de alho amassados
2 limões
1 maço de salsinha
Pimenta calabresa a gosto
1 xícara de chá de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
Sal



Modo de Fazer


Coloque o couscous com a água para hidratar em uma tigela, juntamente com 1 colher de sopa de sal e o suco de 1 limão. Reserve.

Aqueça em uma frigideira a manteiga com 1 pitada de sal e 1/4 do suco do último limão. Coloque os camarões e frite rapidamente, até que comecem a soltar água. Desligue o fogo e reserve os camarões e água em uma tigela.

Em uma panela, junte metade do azeite com os dentes de alho e a cebola e refogue até que os dentes de alho comecem a dourar. Adicione os pimentões em tiras, o shitake e 3 colheres de café de sal. Refogue em fogo médio. Adicione os camarões com a água. Adicione as amêndoas. Misture bem, desligue o fogo e reserve.

A essa altura o couscous já deve ter absorvido toda a água e triplicado de tamanho. Em uma panela Junte o couscous com o restante do azeite e do limão. Verifique o sal. Junte o camarão e os outros ingredientes e misture bem. Adicione a salsinha, polvilhe pimenta calabresa a gosto, misture e sirva a seguir.



Para acompanhar, esta salada fantástica que a Nélia fez com tomate cereja, alface roxa, alface americana, manga, mozarela de bufala e molho com mostarda, mel, vinagre balsâmico e azeite. Show total!