26 de setembro de 2011

Frango com quiabo

Comidinha bem mineirinha!

O Jean sempre comentava que eu devia fazer um franguinho assim. Aproveitei a vinda da mama aqui em casa e pedi para ela fazer e fiquei ao lado, ajudando e aprendendo. Ficou muito bom, comidinha de mãe (que são as melhores), comfort food no melhor sentido de termo!













Frango com Quiabo


Rendimento: 8 porções


Ingredientes


1 kg de coxas e sobre coxas de frango
500 g de quiabo
5 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada
4 colheres de sopa de óleo
1 colher de sobremesa de colorau
Molho de pimenta do a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
3 colheres de sopa de fubá
2 xícaras de água


Modo de fazer


Tempere o frango com o alho amassado, sal, pimenta do reino. Deixe marinar na geladeira por aproximadamente, 30 minutos.


Lave o quiabo e seque com um pano. Pique em rodelinhas finas. Em uma panela, aqueça duas colheres de sopa de óleo, acrescente o quiabo picado e deixe refogar até que não tenha mais nenhuma baba. Mexa de vez em quando com cuidado para o quiabo não desmanchar. Quando estiver sem baba, desligue o fogo e reserve.


Em uma panela, aqueça duas colheres de sopa de óleo e doure muito bem a cebola. Dourando bem a cebola, ela irá dar um belo colorido à carne. Junte o frango à cebola, acrescente o colorau, o molho de pimenta e deixe o frango fritar muito bem. Quando estiver bastante dourado, junte três xícaras de água fervente ou um tanto que quase cubra o frango . Verifique o sal e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por mais ou menos 20 minutos, até que o frango esteja bem macio.


Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado. Se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais.


Para fazer o angu, desmanchar o fubá num pouco de água fria e mexer rapidamente. Levar ao fogo alto e mexer sem parar. Quando o angú começar a grudar no fundo da panela, reduzir o mínimo o fogo e continuar mexendo até despregar. Se o angu estiver muito consistente, adicionar um pouco mais de água fervendo. Deixar esfriar um pouco e colocar numa travessa para servir.