29 de fevereiro de 2012

Escondidinho de Carne

E este foi o escondidinho fácil e gostoso que fiz para receber a Neide, na noite especial que já mostrei aqui.

Fiz com carne de panela por uma questão de gosto, mas é bastante usual com carne seca. Todos gostaram muito, realmente ficou bom d+!








Escondidinho de Carne



Rendimento: 12 porções (servidas em ramequins)

Ingredientes

500 kg de músculo em cubos
1 cebola média
2 tomates bem maduros
2 colheres de extrato de tomate
1/2 pimentão verde
1 tablete de caldo de carne
Salsinha picada a gosto
Tempero completo a gosto
1 colher de chá de coloral
Molho de pimenta a gosto
Pimenta do reino a gosto
500 g de mandioca picada
½ xícara de leite
2 colheres de sopa de requeijão
½ caixa de creme de leite



Modo de fazer

Na panela de pressão, refogue a cebola e o pimentão com um fio de óleo e tempero completo. Acrescente a carne e misture até que a mesma fique corada. Desligue o fogo, acrescente o tomate picado, o coloral, o caldo de carne, pimenta do reino a gosto, molho de pimenta, o extrato de tomate e a salsinha. Coloque água até cobrir a carne. Deixe por 40 minutos na pressão (o tempo da pressão só começa a contar a partir do momento que a panela inicia o barulho de pressão).

Após o cozimento, desfie toda a carne. Retire o excesso de caldo, se necessário, deixando uma quantidade suficiente para que fique um molho espesso. Verifique o tempero e reserve.

Cozinhe a mandioca em água e sal e vá espetando o garfo de vez em quando para ver o ponto. Quando ela estiver macia, praticamente derretendo, desligue. Amasse a mandioca completamente. Volte com a mandioca amassada para a panela, acrescente o leite e o requeijão. Acrescente pimenta do reino a gosto. Misture o creme muito bem e acrescente o creme de leite no final.

Monte o escondidinho em tacinhas, servindo a carne por baixo e o purê de mandioca por cima. Salpique queijo parmesão e decore com cebolinha, servindo a seguir.