29 de março de 2012

O momento certo de ter um filho

Fotos: offbeatmama.com, en.wikinoticia.com

Antigamente, lá no tempo das nossas avós, era fácil a decisão de ter um filho. Na esmagadora maioria das vezes, casava-se e engravidava-se o quanto antes. Nos tempos modernos, os casais pensam mais, ponderam diversos aspectos e têm adiado esse momento. Eu e o Jean fazemos parte desse grupo.

Na verdade, até hoje não se pode dizer que estamos prontos. É até engraçado para as pessoas verem nossa cara de susto quando o tema vem a tona. Minhas amigas riem ao ver minha reação. Percebe-se claramente que o assunto ainda não amadureceu na minha cabeça. Na verdade, a maternidade me interessa, o "estar grávida" é que não me encanta. Se houvesse maneira de pular esta etapa e já partir para o filho pronto... Talvez esse seja um dos vários motivos que fazem com que a adoção seja um tema que me agrade tanto. Espero ter boas condições no futuro para adotar uma criança, mesmo que tenha um filho gerado por mim.

Penso que três temas principais são ponderados pelos casais na hora de decidir ter ou não ter um filho:

Ter um filho custa muito caro - Chega a ser hilário o custo de ter um filho nos dias atuais. Berçários e escolinhas com mensalidades iguais a de uma faculdade, babás que cobram verdadeiras fortunas. Não muito tempo atrás, ouvi horrorizada o relato de um conhecido, que contratou uma babá para os três primeiros meses de vida do seu bebê, para trabalhar de segunda a sexta, período diurno, por 5 salários mínimos mensais (What???!!!). Ele me falou que esse era o preço que todos os que ele conhecia pagavam e que, após os três meses, o valor seria 3 salários mínimos mensais. Uma amiga minha, que é administradora de empresas e que também ouvia o relato, disse: vou largar o meu emprego e virar babá!

Filho x Carreira - É fato que as mulheres estão adiando a maternidade por causa da carreira. Algumas esperam ser promovidas para decidirem ter um filho; outras não engravidam porque foram promovidas; outras estão em transição de carreira e/ou empresa e não é prudente ter um filho nessas condições. É uma questão realmente complicada. É preciso achar o ponto de equilíbrio entre o comprometimento com a empresa e o planejamento familiar.

Ter filhos antes ou depois dos 35 anos - A maioria dos médicos diz que o ideal é ter filhos antes dos trinta e cinco anos de idade. Para justificar, citam as probabilidades, as estatísticas de riscos genéticos... Sei...Rsss. Sinceramente, prefiro apostar nas probabilidades de Deus e nas estatísticas Divinas! Já vi muita menininha de vinte aninhos tendo filhos com deficiências e também já vi muita trintona/quarentona tendo filhos perfeitamente saudáveis. Também já vivi muito para entender que, por mais que tentemos puxar a vida para um lado ou outro, no final, vai ser o que Deus quiser e, além disso, tudo o que tem de ser, é!




No final das contas, a conclusão que chego é que se você for pensar no quanto custa ter um filho, você jamais o terá; se for esperar o momento em que sua carreira estará no auge ou estabilizada, também não terá, porque a carreira é muito dinâmica. Não existe fórmula certa para indicar a idade certa. O que realmente existe é o momento certo. E o momento certo independe de dinheiro, de emprego, de idade; depende do casal sentir que é a hora. E, realmente, para mim e para o Jean esse momento ainda não chegou.