2 de maio de 2012

Noite perfeita no La Table D'Or Méditeranée

Para celebrarmos o meu aniversário (30/04), nossos dois anos de casados (01/05) e também brindar mais uma vez pelos 70 anos do meu pai (04/04), eu queria um restaurante muito especial. E encontrei o mais especial de todos e,  na minha opinião, simplesmente the best: o renomado e magnífico La Table D'Or Méditerranée. 






A alma desse restaurante é, muito além da culinária mediterrânea, o seu proprietário e chef Paulo Gradin. O Paulo é um homem realizado na vida que, nos últimos anos, resolveu transformar o seu hobby em um excelente negócio. Eu comentei com o Jean que o Paulo é onipresente. Se eu enviava e-mail, era o Paulo quem respondia; se eu ligava, era o Paulo quem atendia o telefone. E, pontualmente, às 21:30 h do sábado, um luxuoso carro preto parou na porta do hotel e quem desceu para nos buscar? O Paulo!!!

E vocês acham que ele foi nos buscar por que o restaurante estava vazio? Não! Quando chegamos ao restaurante, as mesas estavam repletas. E o Paulo, sabe-se lá como, conseguiu um tempo entre os preparativos de um prato e outro para fazer a extrema gentileza de nos buscar pessoalmente nesta noite que ele já sabia que era especial para nós.








 O restaurante é lindíssimo, situado às margens do Lago Negro e, apesar de não ter tido a oportunidade de conhecer a esposa do Paulo, pelo pouco que ele comentou a seu respeito, imagino que há muito dela na decoração da casa. Os ambientes são clássicos, refinados, elegantes... A decoração das mesas é primorosa. Como o restaurante estava muito cheio, algumas imagens eu peguei no site oficial.








Nossa mesa estava impecavelmente montada, composta com sousplats, lindos porta guardanapos, castiçais... Tudo o que eu e a turma que frequenta o blog do receitinhas gostamos de ver e usar, certo?









Durante todo o jantar, o serviço do maitre e dos garçons foi perfeito. Diferentemente de alguns restaurantes gramadenses, nos quais se preza a velocidade para servir e o volume de comida (o que quer dizer que, se você não pedir um tempo para os garçons, mal consegue respirar entre os pratos servidos...), o La Table D'Or valoriza o slow food, o ato de degustar com calma, de apreciar sua bebida, de desfrutar do ambiente e do prazer de fazer sua refeição.

A carta de vinhos é, ao mesmo tempo, rica em rótulos e honesta nos preços, com variadas opções para todos os bolsos. Como costumamos brindar às nossas conquistas e bons momentos com Chandon, essa foi naturalmente a nossa escolha.



 


 E um brinde a tantas coisas boas, tantas alegrias e também a mais esta oportunidade que Deus nos deu!








O cardápio é uma atração à parte. O Paulo, antenadíssimo, oferece, além do cardápio a la carte, opções de menu sugestão e menu degustação, a exemplo do que é feito nos restaurantes das maiores cidades da Europa. Também nesses menus são oferecidas diversas escolhas de pratos, todos criados pelo chef Paulo e, alguns desses, premiados. A cada prato servido, um novo deleite; uma sucessão de sabores refinados e acabamento visual minucioso, provendo uma festa gastronômica que encantava em todos os sentidos.

Não tirei fotos de todos os pratos que o Jean e meus pais escolheram, mas as minhas escolhas foram estas:


1ª Entada

Consomé Méditeranée

Consomé de Alho Poró ao Creme e Finas Ervas





2ª Entrada

Siri ao Béchamel

Siri ao Bechamel Gratinado ao Forno





Prato Principal

Crevettes au Shimeji


Camarões ao Molho Shimeji, Vinho Chardonnay, Creme, Avelã, Amêndoa, Passa de Uva, Tomate Seco e Sálvia servido com Trufinhas de Mussarela e Manjericão, de Tomate Seco e de Castanha de Caju






E, como se já não bastassem tantas atenções e mimos, o Paulo foi pessoalmente à nossa mesa, finalizar o nosso Crème Brulée. Ele é fantástico, não é mesmo?




Sobremesa

Crème Brulée






Por fim, toda a equipe do La Table D'Or veio a nossa mesa para o parabéns, no qual eles oferecem um mimo final aos aniversariantes, uma prática tradicional do restaurante, que é especializado em criar experiências únicas para seus clientes!











E a nossa noite incrível já está na revista on line do restaurante! Achei adorável, mais um ponto para o Paulo e sua equipe!





E assim terminou a nossa linda e perfeita noite, embalada por espumante Chandon, excelente comida, serviço impecável e trilha sonora da Enya.




Um brinde a Paulo Gradin e à sua La Table D'Or Méditerranée por nos proporcionar a nossa melhor noite em Gramado e deixar em nós a certeza de que retornaremos a esse oásis da boa mesa por muitas vezes!