4 de junho de 2012

O prazer de dar sem esperar nada em troca

 Imagem: maisyaagatha.com

Atualmente, o mundo anda muito estranho... As pessoas colocam seus interesses pessoais acima de tudo. A maioria simplesmente pensa: "Ajudar? Até pode ser, mas o que vou ganhar em troca?".

A vida não precisa, nem deve ser assim. Quero muito imaginar que as pessoas possam voltar a usar (e vivenciar) palavras como Gentileza, Desprendimento, Generosidade, Boa Vontade e Amabilidade. Fazer boas ações sem esperar nada em troca. Principalmente: ajudar a quem você sabe que pouco ou nada poderá lhe oferecer de volta naquele momento.

Outro dia, eu ajudei uma pessoa. Ela estava me contando sobre um projeto pessoal e vi que ela estava um pouco "desassistida". Ela não me pediu qualquer ajuda, mas eu notei que eu poderia ajudar, pois tinha conhecimento e experiência sobre aquele assunto. Eu dei a solução para a questão dela. E essa pessoa ficou  imensamente feliz, totalmente maravilhada com a ajuda inesperada. E eu... Fiquei mais feliz ainda!

Já repararou que, quando você dá um presente a alguém e a pessoa gosta muito, você fica tão ou mais feliz que a pessoa? É assim que acontece com um ato de bondade e de generosidade que você faz para alguém que precisa muito. Você se sente com a alma renovada. Talvez, o outro não tenha nada a te oferecer além de um "muito obrigado". E, ainda assim, você se sentirá muito feliz, realizado, pois fez o bem sem esperar nada em troca.

Contudo, tenha certeza de que o seu gesto renderá frutos a você mesmo. Tudo o que você faz de bom nesta vida retorna a você, algumas vezes multiplicado. Pode não ser naquele momento. Mas, que seus bons atos serão recompensados, isso é fato. Permita-se exercer plenamente a generosidade. E você verá as maravilhas que inundarão a sua vida.