29 de maio de 2012

Galinhada

Mais uma receita escândalo para vocês!

Como é boaaaaaaa! Deliciosa, fácil, barata. Vai por mim porque vale super a pena!

O cheiro foi inundando a cozinha à medida em que fui fazendo e aí entrou o marido... Eu fiquei calada esperando o comentário... Ele já ia saindo da cozinha e lá da copa falou: o cheiro está bom demais!

E o gosto, pessoal, coisa mais uau! Eu me esqueci de colocar o milho e a ervilha e já ficou um banquete de tão gostoso, imagina se tivesse colocado?! Ah, e caprichem no tempero, pois é a alma do prato.

Vamos aos detalhes práticos: eu fiz metade da receita, o que deu tranquilamente para comermos, repetirmos e ainda sobrou para jantar. Para quem está iniciando na cozinha, quando digo 12 porções, não quer dizer que dá para 12 pessoas; é para 6 pessoas comerem e repetirem, ficando bem satisfeitas, ok? E a apresentação é muito importante. Usei uma peça inox da Tramontina, linda e prática, porque tem tampa de vidro. Quando concluímos o almoço, tampei e coloquei na geladeira. Muito prático mesmo!

Deleitem-se com estas imagens lindamente coloridas e tenham a certeza de que o sabor é sensacional!



















Galinhada
Rendimento: 12 porções

Ingredientes
6 coxas de frango
6 sobrecoxas de frango
4 xícaras de arroz
2 tabletes de caldo de galinha
2 litros de água
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
4 tomates sem sementes
1 lata de milho verde
1 lata de ervilha
2 cebolas picadas em tiras
2 colheres de sopa de óleo
Tempero para aves
Tempero alho e sal
Pimenta biquinho a gosto
Pimenta do reino a gosto
Molho de pimenta a gosto
Cebolinha a gosto

Modo de fazer

Tempere as coxas e sobrecoxas já limpas com tempero pronto para aves ou faça o seu próprio tempero, usando: páprica doce, alecrim, tomilho, cebola e alho batidos, sal e salsa. Deixe marinar por 2 horas.

Dissolva os tabletes de caldo de galinha na água quente. Reserve.

Em uma panela grande, coloque um fio de óleo e o tempero completo e refogue a cebola (cortada ao meio e depois em tiras) até ela ficar transparente. Retire a cebola do fogo e reserve.
Na mesma panela, coloque mais um fio de óleo, o frango temperado e polvilhe açúcar dos dois lados da carne.O açúcar irá ajudar a dourar o frango. Mexa o frango até que ele doure por igual. Adicione os pimentões picados em cubos pequenos e mexa bem. Adicione a cebola reservada e o tomate também picado em cubos. Mexa tudo e adicione um pouquinho do caldo, para ajudar no cozimento. Adicione o milho e a ervilha.
Em outra panela, refogue o arroz em uma colher de óleo na panela com tempero alho e sal. Junte o arroz (já lavado e escorrido) e refogue durante aproximadamente três minutos, mexendo bem. Adicione as pimentas biquinho cortadas.
Junte o arroz refogado ao frango, misture bem e coloque o caldo de galinha. Prove o tempero, adicione molho de pimenta e pimenta do reino a gosto. Tampe a panela, não misture mais e aguarde até o arroz estar cozido e seco.  
Sirva em um recipiente grande e fundo e salpique cebolinha verde para decorar.