29 de setembro de 2012

Petiscos Alemães



 Queridos,

Aí estão as receitas mara que fiz na nossa noite dos petiscos alemães! Agora não tem desculpa para não fazer uma noite de curtição a dois, em ritmo germânico! Vontade de repetir já!

 
Currywurst

 
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

1 cebola cortada em tiras finas
1 pitada de alecrim
2 folhas de louro
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de extrato de tomate
4 colheres de sopa de catchup
1 xícara de caldo de carne
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de sopa de molho barbecue
2 salsichões weisswurst
1 colher de chá de curry

Modo de fazer

Refogue a cebola, o alecrim e a folha de louro na manteiga até a cebola dourar. Acrescente o extrato de tomate e mexa bastante. Derreta 1 cubo de caldo de carne em 1 xícara de água fervente e acrescente em seguida os outros molhos e uma pitada de curry. Ferva por 10 minutos e peneire em seguida. Numa frigideira grande frite as salsichas em ambos os lados em um pouco de óleo até dourar. Corte em rodelas maiores, disponha numa travessa coberta com o molho e salpique o resto do curry sobre o molho, servindo a seguir.


Hasselbach Potatoes com Salsichão e Purê de Maçã




Rendimento: 2 porções

Ingredientes

1 colher de sopa de manteiga
2 batatas grandes
Sal a gosto
Páprica picante a gosto
1 colher de sopa de farinha de rosca
2 salsichas bockwurst (ou salsichão de alho)

Modo de fazer

Descasque e corte as batatas ao meio no sentido do comprimento. Cozinhe-as com um pouco de sal. Unte uma assadeira e acomode as batatas com o corte voltado para baixo. Numa vasilha, faça uma pasta com a manteiga, o sal e a páprica e pincele as batatas. Salpique um pouco de farinha de rosca sobre elas e leve ao forno em temperatura alta (250ºC) por 20 minutos ou até ficar com a superfície bem dourada e crocante.

Enquanto as batata assam, pocheie os salsichõess. Para pocheá-los, ferva um pouco de água em uma panela. Faça cortes nas salsichas para que não estourem. Quando a água atingir o ponto de fervura, jogue os salsichões na panela e deixe o fogo ligado por somente trinta segundos. Desligue e mantenha a panela tampada por mais cinco minutos.

Corte os salsichões em rodelas e frite rapidamente em uma frigideira anti-aderente.
Em uma tábua, corte as batatas em fatias, mantendo seu formato. Sirva quente com o salsichão e o purê de maça.

Purê de maçã

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

2 maçãs
½ laranja
½ limão siciliano
1 ramo de canela em pau;
1 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer
Lave e descasque as maçãs. Deixe na água com um pouco de suco de limão siciliano. Corte as maçãs em cubos pequenos e refogue junto com o açúcar  numa pequena panela funda. Antes do açúcar começa a caramelizar, junte o suco da laranja e a canela. Tampe a panela e deixar ferver lentamente. Quando a maçã estiver mole desligue e deixe esfriar. Amasse com um garfo, se necessário, para ficar um purê com a textura bem leve.


Salsichões Pocheados e Grelhados 



Rendimento: 4 porções

Ingredientes

2 salsichões bockwurst (ou salsichão de alho)
2 salsichões weisswurst

Modo de fazer

Para pochear os salsichões, ferva um pouco de água em uma panela. Faça cortes nas salsichas para que não estourem. Quando a água atingir o ponto de fervura, jogue os salsichões na panela e deixe o fogo ligado por somente trinta segundos. Desligue e mantenha a panela tampada por mais cinco minutos.

Após pochear, leve os solsichões para uma frigideira anti-aderente para que dourem e sirva a seguir, acompanhado de mostarda e pão de centeio.