30 de setembro de 2012

Obrigado, Por favor, Com licença!


 
Dizem que educação vem de berço. Ser educado é algo que vem de berço sim, mas também se aprende. Muitos estão esquecendo palavras essenciais como obrigado, por favor e com licença...

Agradecer é impressindível! Se uma pessoa lhe fez um favor, resolveu algo que você precisava e não conseguia fazer sozinho, é preciso agradecer! Gostando ou não; de boa ou de má vontade; é preciso dizer a palavrinha: "obrigado" (ou obrigada, no caso das mulheres)! Mínimas coisas do dia a dia que alguém faz em seu favor, demandam uma atitude polida de sua parte, em forma de agradecimento. Se alguém fez algo por você, mesmo que você não tenha achado tão importante ou dado grande valor, é preciso entender que aquela pessoa tirou um tempo (que ela podia estar usando em prol de si mesma) para você! Por alguns minutos ou alguns dias, alguém deixou de viver sua própria vida para fazer algo para você. 

O mesmo vale para o "por favor". As pessoas se esquecem dessa palavrinha mágica, capaz de abrir as portas mais difíceis. Tem gente que acha que mandar é legal. Principalmente quando está pagando. Ninguém, mesmo que esteja recebendo uma fortuna, deve receber ordens de modo grosseiro, impositivo. Ordenar não é legal. É bonito quando uma pessoa pede "por favor faça isso", mesmo que esteja pedindo algo que é obrigação da outra pessoa.

E o "com licença"? As pessoas andam tão esbaforidas, que vão atropelando tudo e todos; vão entrando nos ambientes, nas conversas, nas vidas das pessoas, de modo abrupto! Uma tremenda falta de educação!

Eu não sou a mulher mais educada do mundo, sou distraída, às vezes um pouco abrupta na minha pressa de fazer tudo certo e rápido, mas sempre me policio para fazer destas três expressões especiais, uma constante em minha vida.

Por isso, lembre-se sempre dessas regrinhas básicas da educação e...


Agradeça! Use e abuse do  Obrigado. Sempre!

Acrescente o Por Favor a qualquer pedido!

E entre na vida de qualquer pessoa com um delicado e gentil Com Licença!


Um beijo,